Alterações no Código de Posturas
Representam um grande retrocesso à economia de Londrina emendas apresentadas por vereadores que tornam mais restritivo o Código de Posturas do Município. O que deveria estar em discussão são propostas que contribuam para o desenvolvimento da cidade, não sugestões esdrúxulas com mero cunho eleitoreiro. As emendas atingem diretamente dois pilares que ajudam a sustentar a economia local: o comércio e a construção civil.
Como noticiou a FOLHA ontem, uma das propostas é antecipar o horário de fechamento dos shoppings centers aos domingos das 20 para às 18 horas; o comércio de calçada também ficará autorizado a funcionar em apenas um sábado à tarde por mês - o primeiro após o quinto dia útil - enquanto atualmente o Código abre a possibilidade para os ''primeiros sábados'', após o quarto dia útil. Já uma outra emenda quer determinar que a construção civil paralise suas obras aos sábados às 12 horas, ao invés das 16 horas.
O comércio é o principal empregador de Londrina e fator de atração de consumidores de toda a região. É de se esperar que a discussão seja focada em temas de relevância, que discutam seriamente propostas de melhorias. Não é o que dá a entender o vereador Joel Garcia (PTN) em sua justificativa: ''Domingo é dia de lazer. Quem não comprou até as 18 horas não compra mais. Deixa o pessoal ir para a missa'', afirmou durante entrevista. Será que o vereador não se atentou que os shoppings centers também são considerados locais de lazer pelos londrinenses e por consumidores da região?
Declarações superficiais como essa, feitas sem qualquer consistência, levam à interpretação de que o desejo apenas é tentar angariar votos dos trabalhadores. O foco definitivamente não está no futuro de Londrina, cidade que sempre foi considerada vanguardista.
Reduzir o horário da construção civil também não tem sentido. As obras se multiplicam por todas as regiões do município e são, inclusive, responsáveis por movimentar vários outros segmentos da cadeia produtiva. Restringir esse horário, ainda que mínimo, soa quase como uma tentativa de barrar o desenvolvimento de Londrina. Toda discussão que envolva a sociedade em assuntos de interesse da cidade é importante. No entanto, há que se filtrar melhor essas propostas.





