Qual é o cidadão que pode telefonar para o Secretário de Segurança Pública “para ser acalmado” ao ser abordado pela Guarda Municipal? Avanços significativos foram alcançados a caminho do processo civilizatório brasileiro, mas persiste no imaginário social os resquícios de uma tradição aristocrática, escravocrata e autoritária. Persiste uma conduta marcada pela relação de hierarquização informal baseada na “pessoalização” da autoridade e pelo “jeitinho” dos cidadãos. O “sabe com quem está falando?” é a marca dos saudosistas, aqueles que não conseguem aceitar o princípio democrático assentado na Constituição Federal de 1988. Espera-se que o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira tenha aprendido o básico no seu cursinho de direito: a igualdade formal, todos estamos submetidos ao império da mesma lei, apesar de alguns acreditaram que são mais iguais do que outros.

Luiz Gustavo Tiroli, acadêmico do curso de direito da Universidade Estadual de Londrina

Francisco e Bolota

Por esses dias, o garoto Francisco Machado (13 anos), após muitas negativas da sua mãe, teve uma ideia inusitada. Ele resolveu criar um abaixo-assinado de peso para convencê-la a adotar um cachorro. Assinam a lista: Jesus de Nazaré, Raul Seixas, Maurício de Sousa, Neymar Jr., Monteiro Lobato, Silvio Santos, Faustão, Homem Aranha, Harry Potter e Cinderela. O menino também angariou as assinaturas da Rainha Elizabeth II, do craque Leonel Messi e da cantora Anitta. Os ex-presidentes: Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, assim como o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, também subscreveram. O post com o abaixo-assinado ainda teve mais de 4.500 reações e quase 4.000 comentários no Facebook. A mãe, Angela Alves Machado, confessou que não esperava tanta repercussão ao publicar a brincadeira. Na ocasião, ela disse ao filho que ele precisaria se esforçar mais, e brincou que a meta era conseguir cem assinaturas. A meta foi batida: ao menos 349 pessoas assinaram. O novo integrante da família se chama Bolota, um vira-lata de três anos. Na prática, o garoto seguiu a cartilha de sucesso preconizada pelo pensador Napoleon Hill: todo sucesso é resultado de um poder; todo poder é resultado de um esforço organizado; todo esforço organizado é resultado de um objetivo bem definido; todo objetivo bem definido é resultado de um sonho. São Francisco de Assis - o patrono dos animais - está orgulhoso do menino Francisco.

Ricardo Laffranchi (advogado) Londrina

Correção

FOLHA errou ao publicar o horário de funcionamento das praças de alimentação dos shoppings de Londrina na edição de 20/07/20, página 5. O horário correto é das 11 às 19 horas.

MEMÓRIA

21 DE JULHO DE 2017

A Cracolândia de cada cidade

Um posto de combustível abandonado na Avenida Dez de Dezembro, próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina, é um ponto de moradia de usuários de crack. No local, a Folha de Londrina acompanhou o drama de cerca de 10 moradores. É o mesmo cenário degradante de São Paulo, guardadas as devidas proporções. A cada operação da prefeitura e da polícia de São Paulo, centenas de usuários são expulsos de um local e pouco tempo depois ocupam outra área para formar uma nova Cracolândia. A reportagem acompanhou o vai e vem de um dos moradores, que pede dinheiro em um semáforo e usa as moedas e notas recebidas para comprar mais uma pedra e consumir na sequência.