Ajuda aos caminhoneiros

Nessa época de pandemia não era a hora de menos ganância por parte dos governantes? Baixar o diesel e liberar os pedágios para caminhões? Não é só pedir que os caminhoneiros continuem trabalhando e, sim colaborar com essa classe tão sofrida. Está tendo um movimento deles para uma paralisação. Já pensou se isso acontece?

Rubens Barbosa (comerciante) - Londrina

De volta pra casa

Tal qual o filho pródigo da parábola de Jesus, estamos sendo obrigados a voltarmos para casa. E iremos perceber que a casa é o lugar onde estaremos protegidos. Gostaria de ir mais além, e não enxergar a casa como um esconderijo ou fuga da sociedade. Casa é lugar de nos sentirmos acolhidos e amados. Quem não se lembra dos tempos de criança? Na casa sentíamos o aconchego, o carinho, a partilha, a orientação, o aprendizado para a vida. Por mais difícil que tenha sido a fase infantil, é impossível não se lembrar da vida familiar. Está no inconsciente coletivo o valor de um lar – a família segundo o Projeto de Deus. Hoje somos convidados a voltar para o convívio familiar. Família crescida, mais adulta, mais consciente, já com a experiência do mundo ao redor. Aqui falamos da família ampliada, a família chamada Igreja. Recordemos que a origem da Igreja se deu nas casas. Sim, nas casas eram celebradas a fé em Jesus ressuscitado. No seio das famílias lia-se a Palavra de Deus, cantava-se os Salmos, celebrava-se a Eucaristia e partilhava-se os bens materiais entre todos. “Era uma só fé e um só coração”. A Santíssima Trindade - O Pai, Filho e Espírito Santo - era presença e modelo dessa família. Está na hora de voltarmos para casa, reaprender a ser Igreja. Na família devemos ler e meditar a Palavra de Deus. Cantar salmos e hinos de louvor pela vida e pela presença de Cristo ressuscitado. Celebrar a partilha do pão, do perdão, da fraternidade, da alegria e da esperança. A Igreja Católica (universal) estará presente quando os cristãos estiverem reunidos em nome da mesma fé e do mesmo amor. Nessa volta para casa iremos reaprender a sermos Igreja de verdade. Os nossos salões, capelas, templos e santuários, brevemente voltarão a ser lugares onde celebraremos a unidade de todas as Igrejas Domésticas. Ministros e sacerdotes irão, juntos com todo o Povo de Deus, manifestar a fé em Cristo vivo e presente em todos os lugares. Que Deus abençoe a todos.

Padre Manoel Idalgo (Pároco da Paróquia Santa Margarida de Cortona) – Bela Vista do Paraíso