Em relação à carta Comerciantes estão sozinhos, assinada por Valmor Pedroso, publicada no dia 30 de junho na FOLHA, a ACIL esclarece que o horário do comércio de Londrina depende das negociações entre sindicatos patronais e de empregados. No caso do comércio de rua, entre Sincoval e Sindecolon.

Como associação, a ACIL não decide o horário de funcionamento e muito menos determina a abertura ou fechamento do comércio. O calendário do comércio de rua depende da convenção coletiva assinada entre Sincoval e Sindecolon. A eles, portanto, o desabafo do senhor Valmor Pedroso deveria ser dirigido. A ACIL não participa dessa negociação.

Por outro lado, a ACIL tem feito muito pelo empresário londrinense. Em apenas um ano, foram 79 projetos em realização, incluindo eventos para estimular o comércio - LondriNatal, Londrina Liquida, Dia D+ e Feira na Praça nos dias das mães, dos namorados, dos pais e das crianças - quanto para integrar e capacitar o empresário - Lidere, Mercado em Foco, Educare, Almoço com os Empresários e Bem-Vindo Associado, além de uma revista bimestral e cursos constantes oferecidos pelo Centro de Capacitação Empresarial.

Também oferecemos serviços como parcerias e convênios - há desde descontos na conta de luz estimulando o consumo de energia limpa a recuperação de dívidas de clientes inadimplentes, incluindo certificado digital, linhas de crédito pela Garantinorte e Fomento Paraná.

Com 85 anos de história, a ACIL fez e faz muito pelo empresário e por Londrina. Os exemplos vão desde a construção da ponte para automóveis sobre o Rio Tibagi, à duplicação da PR-445 e construção dos viadutos da Bratislava e da PUC, reivindicados e viabilizados com apoio da Comissão de Infraestrutura, da qual a ACIL faz parte.

A ACIL está de portas abertas a qualquer interessado que deseja conhecer melhor o trabalho realizado em prol do empresário londrinense e do desenvolvimento de Londrina.

ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina