Ação Integrada da Polícia dando resultado
A sociedade londrinense vinha reclamando mais ação da Polícia contra a bandidagem, o pedido foi atendido e os bons resultados estão aparecendo. Se isto não elimina as misérias sociais - razão maior dos atentados contra o patrimônio - os organismos de segurança vêm contribuindo com a parte que lhes cabe. Na denominada Ação Integrada, que consiste de batidas em toda a cidade, principalmente à noite, atuam as Polícias Militar, Civil e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Instituto Ambiental do Paraná, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal da Fazenda.
A reportagem deste Jornal, como já fizera em outras ocasiões, acompanhou uma dessas operações e constatou a realidade que todos conhecem: bares frequentados por menores, pontos de venda de drogas, prostituição, existência de máquinas de jogo eletrônico, condições sanitárias péssimas em estabelecimentos que vendem alimentos, postos de combustível comercializando bebidas alcoólicas, bares sem alvarás, estabelecimentos não autorizados vendendo remédios, casos de reincidência dessas irregularidades, e assim por diante. Vários pontos foram fechados, e certamente só serão reabertos quando se regularizarem. Até que, eventualmente, reincidam novamente (porque a reincidência já é uma repetição costumeira) e voltem a ser autuados.
Enquanto grandes transformações sociais não ocorram - uma questão que envolve mazelas culturais e, na contra-partida, projetos governamentais e privados de longo alcance - os organismos de repressão agem, e sem dúvida amenizam os problemas. A sociedade se tranquiliza um pouco, e ao menos nas últimas semanas não se teve notícia de grandes assaltos e de assassinatos consequentes. Os males, como todos sabem, são infra-estruturais e não dependem apenas de ações da Polícia e dos governos mas também da comunidade social. A informação é que a Ação Integrada vai continuar, e isto precisa de fato ser feito. Só a notícia de que essa operação está acontecendo inibe os delinquentes contumazes e desencoraja os estreantes propensos a cometer algum delito. ''A idéia não é só encontrar irregularidades mas também fazer que as pessoas não cometam mais delitos'' - declara o chefe da Central de Operações da Polícia Militar, Benedito Facini, de Curitiba, que esteve em Londrina.
Embora não seja fácil aos pais controlar os filhos adolescentes e adultos e impedi-los de suas incursões noturnas, onde são tentados para a bebida, a droga, o vandalismo e outras práticas nocivas, a orientação familiar é importante e não pode ser dispensada. A boa formação do indivíduo começa na família, embora tantos lares desestruturados e com carências de toda a ordem, a pior delas a pobreza. Melhorando-se o padrão do meio social - uma tarefa árdua e de efeitos mais demorados - tudo o mais tende a ajustar-se. Enquanto isto não acontece ou vai acontecendo devagar, a Polícia e os demais organismos citados devem continuar sua ação, sem violência desnecessária mas com firmeza.





