2019 foi um ano de acontecimentos muito marcantes e a FOLHA fez uma retrospectiva diferente, perguntando qual fato o leitor considerou mais relevante no ano que está acabando. A enquete hospedada no site do jornal convidava o público a participar do balanço de 2019.

Não foi surpresa constatar que entre tantos assuntos apontados pelos participantes, a política teve seu lugar de destaque. Os olhos ficaram atentos à gestão do presidente Jair Bolsonaro. A mudança na presidência foi apontada como o fato mais importante do ano para 13% dos respondentes. No entanto, outros fatores envolvendo a política nacional marcaram o ano dos leitores, somando 30% das menções, sejam elas contra ou a favor ao governo. Destaque para a reforma da Previdência, para o posicionamento do governo federal sobre questões ambientais e as investigações de denúncias de crimes envolvendo a família Bolsonaro.

Os leitores da FOLHA também citaram os áudios de arquivo da Vaza Jato e a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão em segunda instância que resultou na soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fora da política, as tragédias no Brasil deixaram marcas nos leitores que responderam à pesquisa. O rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), logo no início do ano foi apontado na pesquisa. O incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, provocando a morte de 10 adolescentes ficou na memória dos respondentes.

As questões ambientais também foram motivo de preocupação. Incêndios na Amazônia e o discurso da ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 16 anos, na Cúpula do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas) foram citados. No cenário esportivo local, o rebaixamento do LEC para a Série C desolou o torcedor londrinense.

O fim do ano é um momento propício para pensar no ano que passou. É um balanço importante que ajuda a ampliar a percepção das nossas experiências e atitudes. E mais importante: é uma maneira de planejar o novo tempo.

No ano de 2020, as notícias regionais e os principais fatos nacionais e internacionais continuarão fazendo parte da rotina do jornal. A FOLHA mudou seu formato em 2019, mas não quer mudar a relação que tem com Londrina e região. O slogan “O Jornal do Paraná” continua impresso no coração e na mente de todos os colaboradores e norteia o trabalho diário do Grupo Folha de Comunicação. Para continuar com essa missão, o jornal quer ouvir cada vez mais seus leitores. Uma das maneiras é participar de projetos como essa pesquisa. Para tanto, basta seguir o jornal no Twitter, Facebook e Instagram.

Obrigado por acompanhar a FOLHA!