Recentemente vi os vídeos da maquiadora chinesa iSweetee, vídeos esses que viralizaram no TikTok e que trazem a transformação da chinesa que possuí 50 anos de idade em uma garota de 18 anos. A mudança é tão surpreendente que ela já conta com 1,6 milhão de seguidores, porém, ao mesmo tempo, esses vídeos geram dúvidas sobre a veracidade dessas transformações e também despertam questionamentos sobre a “realidade” virtual.

Será que é possível ficar tão mais jovem só com maquiagem? A maior dúvida quanto à transformação da maquiadora chinesa está em seus olhos, pois a mudança deles durante a maquiagem é muito grande. Ainda assim, sejam os vídeos verdadeiros ou não, outro ponto importante para se refletir é a busca a qualquer custo pela beleza e pela juventude. Por que as pessoas desejam tanto parecer mais jovem? É muito preocupante que esse conceito irreal seja passado para suas seguidoras, influenciando estas a buscarem padrões estéticos irreais e muitas vezes inalcançáveis.

Viver em um mundo “conectado” nos permite cada dia mais sermos surpreendidos pelas diversas culturas e diferentes formas de expressão, mas, ao mesmo tempo em que isso nos enriquece, estamos também sendo bombardeados por novos conceitos de beleza, moda, etc. Enfim, cabe a nós filtrarmos o que vale a pena continuar vendo e o que devemos descartar no nosso dia a dia.

Rafaella Macedo Franco Nunes, aluna do Colégio Marista de Londrina.

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]