Com uma abrangência que chega a 164 cidades paranaenses por meio do jornal impresso e um público diário de mais de 50 mil leitores, a Folha e Londrina completa nesta quarta-feira (13) 76 anos. Desde a sua fundação, em 13 de novembro de 1948, o veículo de imprensa consolidou-se como uma das vozes mais relevantes da região Norte do Paraná, sendo ao mesmo tempo cronista da história local e agente ativo de transformação social e econômica.

A FOLHA é um símbolo de Londrina e está profundamente ligada à identidade e ao crescimento do município. Seja ao ajudar a trazer para a cidade instituições importantíssimas, como a UEL (Universidade Estadual de Londrina), seja ao relatar grandes momentos históricos. Atualmente, tem o papel de ajudar a impulsionar a economia regional por meio de projetos como o Encontros Folha, mostrando o poder do jornalismo profissional em gerar impacto positivo.

A vocação para o pioneirismo é outro traço marcante da Folha de Londrina. Foi o primeiro jornal do Paraná a lançar uma versão digital, em 2002, e a adotar ferramentas como o PressReader. Iniciativas como o Portal Bonde, criado em 1999, e o iEstúdio, voltado para produção de podcasts e videocasts, demonstram a capacidade de adaptação do veículo às transformações tecnológicas sem perder de vista os valores essenciais do jornal: qualidade, imparcialidade e defesa da democracia.

Uma das principais preocupações do veículo, hoje, está na formação de novas gerações de leitores, aspecto presente em projetos como a Folha Cidadania e o Folha nas Universidades, que levam o jornal às escolas e universidades, incentivando o pensamento crítico e o acesso à informação confiável. Em tempos de crescente desinformação, essas iniciativas reforçam o papel social do jornalismo como guardião da verdade, do pluralismo e a grande tarefa de democratizar a informação.

O projeto Atalaia, um novo conceito editorial do grupo, traduz a junção entre tradição e inovação na valorização das marcas que fazem parte da vida do paranaense. Por meio do Atalaia, surgiram os projetos "Trajetórias que Inspiram" e "Marcas do Tempo", uma nova maneira de contar as histórias e contribuições de indivíduos e instituições que moldaram Londrina e a região. É um esforço que não apenas celebra o passado, mas também fortalece o sentimento de pertencimento e esperança para o futuro.

Neste momento de celebração, é importante reconhecer que a relevância da Folha de Londrina vai além de seu papel como meio de comunicação. Ela é, nas palavras de seus próprios profissionais, um elo entre gerações, um espaço de pluralidade e uma referência de credibilidade para antigos e novos leitores.

Nesse momento de comemoração, é muito importante reconhecer o papel de todos que contribuíram para que a FOLHA de Londrina chegasse aos 76 anos como um dos mais importantes veículos regionais de comunicação do Brasil e agradecer aos assinantes e leitores pela confiança.

Viva a Folha de Londrina!