A filosofia e o conhecimento
A filosofia e o conhecimento
Paulo Moretti
Na educação, as relações entre a filosofia e o conhecimento são tão próximas na sua essência e tão intrínsecas nos seus fundamentos que fica evidente que ambos, no campo da sua aplicação, acabam convergindo para a perpetuação da cultura, num processo que torna o homem e o mundo mais identificados com a sociedade.
É evidente que, no âmago de tudo, estando a educação a cavaleiro de um processo, busca-se formular conceitos cujo suporte, com base na filosofia e no conhecimento, acaba por determinar e, até, por reformular os valores da sociedade, em torno da qual o homem e o mundo se constituem traços marcantes de uma civilização de cultura.
Tratar as relações da filosofia e do conhecimento à luz da razão implica analisar realidades da vida humana no âmbito das quais chegam a se confrontar idéias e mentalidades, teorias e práticas cujo comando e cujas consequências são capazes de modificar o rumo do processo educativo.
Seja na teoria do conhecimento, seja nas formulações da filosofia, vamos elaborar culturas que têm o mérito de, ao mesmo tempo, transformar-se em instrumentos de fantasia ou de ação, de trabalho ou de consumo, de prazer ou de sofrimento, na dependência, é lógico, de uma prática de atos e de atitudes humanos em cuja história se situam, inclusive, costumes e rotinas, choques e conflitos, ritos e instituições.
No universo de tantas concepções e de certas contradições o que não se pode negar é que, no processo educativo, a filosofia e o conhecimento constituem a própria dinâmica da cultura, em cuja essência os homens continuam a mergulhar, de corpo e alma, em busca não apenas do saber tradicional mas, sobretudo, do aprimoramento intelectual, num contexto em que se cristalizam, ao mesmo tempo, a peculiaridade helênica e a civilização contemporânea.
Tanto na teoria geral do conhecimento quanto na estrutura lógica da filosofia abrem-se campos novos de estudo que emprestam modernidade à cultura do pensamento, sem, todavia, dispensar ou desprezar as balizas do gênio de um Platão, nem tampouco as maravilhas da formulação de um Aristóteles.
Os avanços científicos de hoje, quer pelo conhecimento e vontade, quer pela tecnologia e saber, concorrem, sem dúvida, para a busca de um desenvolvimento sustentado, em cuja estrutura sempre estará evidente o trabalho da inteligência experimental e instrumental, sempre será eficaz a intervenção da ciência humana e social, sempre terá papel importante a filosofia da educação.
Assim sendo, num permanente movimento de revisão e de reconstrução, numa autêntica civilização de conceitos e de métodos, a filosofia e o conhecimento terão o condão de despertar uma nova mentalidade e uma nova consciência na esfera do processo educativo e no seio da sociedade moderna e democrática, que não cessa de promover a grande revolução da inteligência humana.
- PAULO MORETTI é diretor de instituição de ensino em Curitiba





