A democracia em transformação
Marcos Antonio de Arruda
A democracia brasileira passa por uma dura e cruel transformação, ajustando seu prumo diante das artimanhas nefastas dos personagens mais sórdidos da história da política, que se transformaram em vendilhões do templo e saqueadores dos órfãos. Nosso País é o templo, nessa onda de maracutaia sem limites e nem dó, e somos nós, cada um dos brasileiros, os órfãos - de uma terra sem pai e nem mãe. Um país inteiro à mercê do modus operandi instalado e infiltrado nas mais profundas entranhas obscuras do poder político.
Como soldados em batalha e, muitas vezes, morrendo por lutar numa guerra de cartas marcadas, fomos traídos por "homens públicos" cominados com o imundo jeito de fazer política. A política do toma lá dá cá; da propina; do mundo secreto dos gabinetes "pegaram" o País e, de maneira sorrateira, apropriaram-se do que era de todos e o transformaram em território particular, destituindo o povo brasileiro de suas conquistas, conseguidas com muita dor e sangue.
O Brasil está em reforma e isso está acontecendo às custas de muito choro e ranger de dentes. Um povo que foi deixado de lado e enganado pelo discurso sofista dos falsos paladinos da boa ética em administrar o dinheiro do povo. Homens sem caráter e sem medo de mentir, fizeram dessa nação o "picadeiro da ladroagem".
Somos um povo de memória curta, mas com capacidade de enfrentar as durezas da vida e dar a volta por cima. Somos privilegiados em ainda poder mudar os rumos da nação, fazendo isso através do voto direto e secreto, e isso é aprendido a cada eleição. É a democracia nos ensinando a acertar, ainda que muitos insistam em não querer aprender.
A derrocada de políticos sendo protagonizada pela atuação dos funcionários das mais nobres instituições deste País, como o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Polícia Federal, é exemplo de que não mais é permitido fazer do povo "gato e sapato" sem serem pegos um dia. É de se alegrar por essa transformação e seguir no objetivo de aprimorar os meios, como o exemplo de algumas leis( Lei de Responsabilidade Fiscal; Lei da Ficha Limpa e de Acesso à Informação), garantindo assim o total monitoramento dos passos dos políticos e os responsabilizando por suas mazelas. Garantir e fortalecer também os órgãos de controle e fiscalização e a imprensa, para ao que é secreto, ser dado a luz necessária, inibindo assim, a ideia do "ninguém está vendo".
Mais um pouco de tempo e essa página ficará para trás e nos será dado a oportunidade de limpar a escória da indecência que permanece e insiste em violar os mais nobres preceitos da Carta Magna deste País. De uma vez por todas, os políticos deverão saber que nós, o povo, estamos sempre a fiscalizá-los e estaremos seguindo seus passos e suas atitudes, como "o cão segue o gato" se como "gatos" continuarem a agir.
E, nesse caminho, o País seguirá em frente e cantará vitória, nem que seja no último minuto da nossa vã existência e nossos filhos e netos lerão nos livros - a história da luta que enfrentamos e travamos para termos um País melhor, mais justo e mais humano.
■ Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres.
Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





