É gratificante, para quem vem tentando conscientizar pessoas a respeito das infinitas oportunidades que o turismo oferece a países em desenvolvimento, ver os principais candidatos à presidência baterem na tecla do turismo.
Não estamos dizendo que nada foi feito até hoje. Pelo contrário, temos evoluído muito no setor. O Programa Nacional de Municipalização do Turismo é uma sequência positiva de ajustes que vem nos tornando competitivos, em termos globais, a partir de pequenas localidades, usando vocações e talentos que nem sempre exigem elevado grau de instrução ou tecnologia.
O problema que emperra a engrenagem vem de nós mesmos. Eu, você, a sociedade como um todo. Aí é que vou chegar ao ponto da questão: o que é turismo? Por certo, alunos de curso superior ou especialistas da área irão rir do meu questionamento. Sem problemas! Estou falando comigo mesmo, representando a esmagadora maioria de brasileiros que devem imaginar como os presidenciáveis irão cumprir suas promessas lá onde o vento faz a curva, em lugarejos que não atrairiam até quem por ali passasse errando o caminho. Perdidos mesmo. Aliás perdidos estamos nós ao pensarmos assim. Este é o problema.
Isso para não se chegar ao cúmulo de pensar que tais projetos pretendam financiar excursões a parques temáticos, incrementar a fabricação de ''toboáguas'' ou, como dizia o filósofo Chico Anísio ao contar a história da cidadezinha de uma única rua, onde o prefeito decretou mão única (a cidade acabou: os poucos automóveis que saiam não podiam mais voltar), ''se dá certo com os americanos, dá certo com a gente''.
Plimm! Voltemos ao assunto: é gratificante saber que os candidatos lá do início do assunto são preparados (sem piada). Pelo menos os três mais cotados estão realmente levando a coisa a sério. Por isso mesmo, minha querida esmagadora maioria de brasileiros: acalmai-vos. Ah! Turismo? Sim, eles sabem do que estão falando. Sabem que não teríamos chance, nem que, por milagre, fosse criado, instantâneamente, um posto de trabalho convencional, em qualquer setor (industrial ou comercial, por exemplo) para cada brasileiro desempregado ou na informalidade. Infelizmente, iria sobrar emprego.
Então turismo é isso: é o lugarejo do ''ex-bóia fria'' que vai fornecer a palha para o artesão que produz móveis rústicos e que mora onde o ''vento faz a curva'', e que vende para o feirante da cidade maior, onde tem um restaurante típico, mobiliado com a produção local, oferecendo comidas e doces caseiros, indicados pelo dono do hotel, que hospeda representantes comerciais, que, nas poucas horas que sobram do suado dia-a-dia, peguntam: ''o que é que tem de bom para se fazer aqui?''
Claro, turismo também tem praia, montanhas, lagoas, sambódromos...
LUIZ ROBERTO ANNUNCIAÇÃO é publicitário e membro do Conselho Municipal de Turismo de Santo Antônio da Platina

mockup