Temporal deixa região sem luz
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Vinícius Fonseca<br>Reportagem Local 
Cornélio Procópio As chuvas com rajadas de ventos ocorridas no fim de semana deixaram vários municípios do Norte Pioneiro sem energia elétrica. O temporal também provocou problemas de abastecimento de água na região central de Cornélio Procópio. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o tempo deve melhorar a partir de hoje na região, mas no sábado está previsto a volta da instabilidade.
Os serviços de energia elétrica só devem ser estabilizados hoje na região. O superintendente de Manutenção de Sistemas e Redes para o Norte Pioneiro da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), Hugo Cezar Lozano Lima de Araújo, explica que até ontem tinham sido contabilizados ao menos 36 postes danificados pela chuva - 14 na região de Bandeirantes, 10 na de Cornélio Procópio, oito na de Siqueira Campos e quatro na de Santo Antônio da Platina. A empresa explica que está tendo dificuldade na manutenção porque algumas áreas são de difícil acesso. "Ainda temos alguns consumidores pontuais nas zonas rurais de Congonhinhas e Ibaiti sem energia, pois estamos tendo dificuldades de entrar com o caminhão, por causa do terreno, mas acredito que solucionaremos tudo até amanhã (hoje)".
Durante o período mais intenso das chuvas no sábado, Siqueira Campos, Pinhalão, Wenceslau Braz, Salto do Itararé, Santana do Itararé e São João da Boa Vista tiveram interrupção total de fornecimento de luz e, em Ibaiti, o problema foi parcial. A chuva ainda causou danos à rede elétrica de Santo Antônio de Platina e municípios próximos, como Ribeirão do Pinhal, Carlópolis e Joaquim Távora, Guapirama e Sertaneja.
No domingo, ocorreram desligamentos parciais em Cornélio Procópio, Sertaneja, Santa Mariana, Quatiguá e São Sebastião da Amoreira. Já os municípios de Uraí, Nova América da Colina e Assaí ficaram totalmente sem luz. "Só tivemos algo parecido há uns dois anos, mas a proporção nem se compara. Lamentamos os transtornos, mas vamos tentar resolver tudo o mais rápido possível", garante Araújo.
A Companhia Paulista de Força e Luz, que atende três cidades no Norte Pioneiro, registrou problemas em duas delas, todos já resolvidos. Na cidade de Barra do Jacaré uma descarga atmosférica causou a interrupção no fornecimento de energia para 1.051 consumidores entre 12h35 e 12h42 de ontem. Já em Ribeirão Claro, os problemas ocorreram no domingo, quando 5.370 consumidores tiveram o fornecimento interrompido entre 14 horas e 14h31.
Levantamento feito pela FOLHA junto aos Corpos de Bombeiros nas principais cidades da região apurou que houve apenas algumas chamadas para poda de árvore.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que na madrugada de segunda-feira houve interrupção no fornecimento de água em Cornélio Procópio por cerca de 4 horas, devido a falta de energia elétrica, afetando principalmente o centro da cidade, problema que já foi solucionado.
Leia também:
- Durante vendaval - Parede de obra de hospital desaba


