Sesp anuncia novo titular da 38ª DRP
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de agosto de 2018
Luiz Guilherme Bannwart<br>Especial para a FOLHA 
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) confirmou o nome do delegado Rafael Pereira Gabardo Guimarães, 37, como titular da 38ª Delegacia Regional de Polícia de Santo Antônio da Platina. A Portaria Nº 1082 foi assinada na quinta-feira (2) pelo Delegado Geral do Departamento da Polícia Civil, Naylor Gustavo Robert de Lima.
Guimarães é formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, cidade onde atualmente reside e atuou profissionalmente como advogado. Ele se formou há poucos meses no cargo de delegado na Escola Superior de Polícia Civil, e vai substituir o delegado Tristão Antônio Borborema de Carvalho, que comandou a unidade platinense por mais de cinco anos e no fim de maio foi transferido para Ribeirão do Pinhal.
O novo titular da 38ª DRP deve se apresentar até sexta-feira (11) em Santo Antônio da Platina, mas a solenidade oficial para apresentá-lo à comunidade deve ocorrer somente na próxima semana. "O delegado-chefe da 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho, doutor Amir Salmen, está de férias e irá retornar somente na semana que vem, quando então serei oficialmente apresentado como titular da Delegacia de Santo Antônio da Platina", disse Guimarães à FOLHA.
DESAFIOS
Maior unidade da Polícia Civil na região da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), a 38ª DRP foi reinaugurada há poucos dias, após ser parcialmente destruída na última rebelião registrada em abril na cadeia de Santo Antônio da Platina, que funcionava de forma compartilhada com o prédio da Polícia Judiciária. Além do problema recorrente em razão da superlotação carcerária, Guimarães terá pela frente o desafio de recompor a equipe de investigação da Delegacia, que nos últimos 60 dias perdeu dois profissionais em função de aposentadoria e transferência de comarca.
Outro desafio será manter os bons índices de crimes solucionados pelo delegado Tristão de Carvalho, que deixou o comando da 38ª DRP com quase 100% dos inquéritos de homicídios esclarecidos e resultados expressivos em operações conjuntas com a Polícia Militar. Tais operações resultaram na prisão de integrantes de quadrilhas de furtos e roubos e de tráfico de drogas, reduzindo de forma relevante os casos de violência na cidade.


