O temporal de granizo danificou casas e destruiu a sede da Câmara Municipal
O temporal de granizo danificou casas e destruiu a sede da Câmara Municipal | Foto: Marcos Zanutto/31-7-2018



Duas semanas após o temporal de granizo que danificou mais de 1.200 residências na cidade de Sengés (Campos Gerais), município tenta retomar atividades ainda com necessidades de doações. Segundo a Secretaria de Assistência Social do município, foram arrecadadas mais de 18 mil telhas, distribuídas emergencialmente para a população. Fase agora depende de recursos federais para reestruturação de obras públicas e complemento de apoio às famílias.

Cerca de um quarto da população da cidade foi afetada pelo temporal de granizo no fim do mês de julho. Após medidas de urgência, período agora é de retomada das atividades. "São fases distintas, tivemos uma fase emergencial, agora temos uma fase de recuperação do município, que, aos poucos, vai retomando sua rotina", explica o major Adriano Spak, coordenador adjunto de proteção em defesa civil.

Entre outros itens, lonas, colchões, cobertores, alimento e telhas foram distribuídos para ajudar as pessoas que tiveram suas residências danificadas. "Fizemos os cadastros das pessoas afetadas e mobilizamos doações de materiais para distribuição para os mais carentes", afirma o major. As doações ao município chegaram por meio das esferas federais, estaduais e municipais.

A prefeitura decretou estado de emergência, por isso, aguarda os recursos federais para a recuperação de obras públicas e reestruturação do município para o apoio às famílias. De acordo com Andrea Aparecida Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social, o serviço de distribuição de itens para pessoas afetadas pelas chuvas será finalizado nas próximas semanas. "Logo, os atendimentos nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) retornam e as famílias podem relatar novas situações neste local", afirma. Até agora, toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social esteve voltada para o atendimento específico de famílias afetadas pelas chuvas.

Assim, moradores retornam à rotina em meio à adaptação de atendimentos de serviços públicos em prédios providenciados provisoriamente pela administração. A cidade ainda pede doações de telhas e colchões.

SERVIÇO
Os interessados em ajudar, podem encaminhar as doações ao Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado na rua Vereador Basílio Costa, 305. Sengés-PR.