Semana de Arte reuniu 2 mil pessoas em Ibaiti
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de julho de 2001
Benedito Teles De Antônio da Platina 
A Semana de Arte e Literatura do Colégio Estadual Aldo Dallagodio, de Ibaiti, reuniu cerca de duas mil pessoas nos quatro dias do evento. Os coordenadores atribuíram o sucesso da Semana ao empenho dos estudantes, responsáveis por toda a produção das peças literárias e teatrais.
Durante a Semana de Arte e Literatura a comunidade acompanhou o festival de teatro, que teve nove peças e apresentações de danças, nos estilos contemporâneo e clássico, além de uma exposição permanente com cerca de 50 telas, 20 textos literários e esculturas de artistas plásticos locais.
Além de revelar artistas e trabalhos inéditos, o evento serviu para homenagear escritores regionais (ver texto ao lado). Foram apresentadas adaptações de autores como Cecília Meireles, José de Alencar, Jorge Amado, Ariano Suassuna e Oduvaldo Viana Filho.
Conforme a diretora do Colégio Estadual Aldo Dallago, Antônia Maria Rolim Chamorro, o objetivo da escola foi proporcionar aos alunos e à comunidade um espaço para a divulgação das manifestações artísticas de Ibaiti. Segundo ela, a região é carente em evento culturais, por isso a escola realiza a Semana de Arte e Literatura para estimular nos alunos e na comunidade o interesse pela arte.
De acordo com a coordenadora Marta Virginia Machado Klein, os alunos foram responsáveis por todas as manifestações culturais do evento, desde a adaptação e montagem até o desenvolvimento do figurino e dos cenários. Ela explica que a Semana é composta pelo festival de teatro, realizado há três anos, e pela exposição de literatura, artes plásticas e telas (pinturas, gravuras e ilustrações), realizadas há cerca de 12 anos no colégio.
Observamos um crescimento artístico em seus trabalhos. O aluno participa de sucessivas edições da Semana e aprimora seu estilo e criatividade, disse outra coordenadora do projeto, Leonilda Iansen Hoffmann. Segundo ela, em relação aos anos anteriores o trabalho dos alunos apresentou um crescimento expressivo.
A diretora do Colégio Dom Bosco de Tomazina, Clarice Furini Cascardo Hito, concorda e acredita que a participação dos alunos em eventos culturais motiva e estimula o interesse pelas artes. Ela percorreu cerca de 35 quilômetros, em um ônibus, para acompanhar as apresentações junto com 16 alunos do Dom Bosco.


