Santa Cecília do Pavão - O título de cidade digital, que Santa Cecília do Pavão ostentou até o fim do ano passado, hoje não passa de uma vaga lembrança que permanece em alguns veículos da administração municipal. A cidade, que foi pioneira no Brasil em oferecer internet gratuita à população, está com o serviço indisponível por falta de pagamento desde outubro do ano passado.
O atual prefeito José Sérgio Juventino (PPS), conhecido por padre Zezinho, diz que a administração anterior deixou de pagar uma dívida de cerca de R$ 30 mil com a empresa que prestava o serviço. Para o prefeito, este valor não seria o único problema, mas ele diz que o total das dívidas herdadas chega a R$ 5 milhões, o que corresponde a dois terços do orçamento do município.

Programa federal
No ano passado, ainda na gestão anterior, a cidade, apoiada no histórico de pioneirismo digital, foi selecionada para o programa Cidades Digitais, mas nada foi feito até o momento para que isto se tornasse realidade. "O nosso município já esteve na frente, já foi destaque na mídia nacional, mas hoje está atrás", lamenta Juventino.
O prefeito e o responsável pelo setor de informática da prefeitura, o técnico Marcos Vinícius Duarte, estão em Brasília no começo desta semana, participando de uma reunião com os representantes de todas as cidades beneficiadas com na primeira etapa do programa.
Os dois esperam que, a partir desta reunião, o programa do Ministério das Comunicações decole em Santa Cecília do Pavão.
A Prefeitura aguarda a liberação da Copel para que parte da rede de energia elétrica seja utilizada. O técnico acredita que o sistema volte a funcionar, já no novo modelo, até março do próximo ano. (E.A.)

mockup