Parte dos integrantes do clube em pose especial para a Folha  Norte Pioneiro
Parte dos integrantes do clube em pose especial para a Folha Norte Pioneiro | Foto: Divulgação


Cornélio Procópio - Nesta quarta-feira (31), o Rotary Clube Cornélio Procópio completa 78 anos. A entidade tem sua história atrelada à da cidade. Alguns de seus fundadores foram os responsáveis pela elevação de Cornélio à categoria de município, em 1938. O Rotary Cornélio Procópio foi fundado com a ajuda do delegado internacional, James Roth, que em passagem pelo Norte Pioneiro ajudou a criar os rotarys de Jacarezinho e Cambará (este padrinho de Cornélio Procópio). Hoje, no distrito que engloba a cidade, são 55 clubes em 37 municípios, agregando 1.500 pessoas.

Atualmente o Rotary Cornélio Procópio possui 30 membro e, realiza atividades promovendo a ética e o reconhecimento do mérito profissional. "A entidade sempre esteve presente para auxiliar grandes conquistas do município", diz o presidente do Colégio de Governadores do Distrito, Reinaldo Seleti. Entre elas está a campanha para instalação do serviço de água, a fundação e auxílio na administração da Santa Casa de Misericórdia, Casa da Amizade Oscar Dantas, ala de fisioterapia da Apae, terreno para treinamento do Tiro de Guerra, instalação do magistério, Associação Comercial, Sociedade Rural, Aeroclube, criação do Festival Poético, etc.

Entre as principais atividades atuais, estão eventos de orientação vocacional, como ocorrido na semana passada, reunindo faculdades e estudantes do ensino médio, bem como a premiação "Aluno Destaque" e a conhecida festa "Porco no Rolete", que anualmente reúne mais de 500 pessoas, tendo a renda revertida a entidades assistenciais do município.

O Rotary Clube Cornélio Procópio foi o que mais elegeu governadores distritais. É o mais antigo da cidade, auxiliando na fundação do Rotaract Clube Interact Clube, Rotary Cornélio Procópio Sul, e clubes de Assaí e Santa Mariana. A entidade irá comemorar o aniversário com um jantar na próxima semana. "Nosso ideal é promover o companheirismo, incentivo à educação e profissionalização, visando as boas relações sociais", reforça Seleti.