O aproveitamento do potencial turístico em todo o Norte Pioneiro recebeu essa semana um impulso significativo e que efetivamente poderá transformar a região em um dos principais pólos turísticos do Estado. É a oficina do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), um projeto da Embratur, com apoio da Paraná Turismo, que foi desenvolvida no Centro Cultural de Ibaiti.
Segundo o diretor-técnico da Paraná Turismo, Antônio Carlos Bettega, o PNMT é um processo de desenvolvimento que visa conscientizar os municípios para a importância do planejamento e gerenciamento da atividade turística, visando sua sustentabilidade econômica, social, cultural, política e ambiental. Desenvolvido pela Embratur e implantado no Estado pela Paraná Turismo em 1996, com a criação do Comitê Estadual, o programa chega agora ao Norte Pioneiro e procura descentralizar, formar parcerias, adesão voluntária e participação nas oficinas de capacitação.
Os principais objetivos do programa, conforme Bettega, são a conscientização e sensibilização da sociedade para a importância do turismo como instrumento de crescimento econômico, geração de empregos, melhoria da qualidade de vida da população e preservação de seu patrimônio natural e cultural. ''Para alcançarmos estes objetivos são necessárias diversas ações estratégicas'', declarou Bettega.
Nesse processo, de acordo com o diretor da Paraná Turismo, é fundamental uma educação própria para que cada município possa receber o turista à sua maneira. ''Como cada cidade tem seus costumes, suas tradições, é muito importante conservá-las e de maneira profissional, aplicá-las ao turismo. O primeiro passo é justamente o treinamento que esses monitores receberam. Eles serão os multiplicadores dessa ação e levarão para seus municípios idéias e a metodologia de trabalho para que se amplie estas filosofias, de forma profissional'', explicou Bettega.
Ele observou ainda que o Paraná possui dois pólos turísticos já definidos nas regiões Sul (Curitiba) e Oeste (Foz do Iguaçu). ''São portões consolidados que hoje atraem milhares de turistas. A prioridade agora é no sentido da municipalização do turismo no interior e o Norte Pioneiro está, a partir desta oficina, integrado a este projeto'', disse. ''A região tem potencial e ótimas opções de turismo. Falta o incremento para que outros fatores sejam incorporados ao projeto original, muitos dos quais foram abordados na oficina. O PNMT conta com a adesão de 204 municipios, 13 dos quais já atingiram a terceira fase, como é o caso de Ribeirão Claro, Jacarezinho e Jaguariaíva.

mockup