Proagro não cobre estiagem
O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) é o seguro oficial do governo Federal, administrado e normatizado pelo Banco Central e oficializado pelo Banco do Brasil.
O Proagro , desde sua criação em 1973, vem sofrendo constantes alterações em uma busca incessante de soluções para problemas que o afetam, o que determinaram três períodos distintos: Proagro ''Velho'', de 1973 a 1991; Proagro ''Novo'', de 1991 a 1994; e Proagro ''Novíssimo'', de 1994 em diante.
O crescimento da demanda por coberturas e o acúmulo de indenizações não-honradas levou ao descrédito do programa. Atualmente, o sistema não é deficitário mas impõe restrições: é obrigatória a observância do Zoneamento Agrícola, exceção feita aos agricultores do Pronaf; só são cobertas despesas de custeio, cessando o seguro para investimento e pecuária; e o principal: não cobre eventos provocados pela seca.
Essas medidas tornaram o Proagro restrito. A seca, por exemplo, é responsável por dois terços das frustrações de safra no Brasil.





