O novo comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Jacarezinho, tenente-coronel José Luiz de Oliveira, disse que apesar do número de assaltos registrados em fevereiro ser alarmante, houve redução de 63% nos casos de crimes dessa natureza se comparado a janeiro deste ano, e de 44% comparado a fevereiro de 2017.

O oficial informou que estão sendo desenvolvidas ações e operações conjuntas com a Polícia Civil na região visando reduzir os índices de criminalidade. Conforme Oliveira, "os trabalhos têm trazido bons resultados em prisões e apreensões de objetos oriundos de furtos e roubos na área de atuação do 2º BPM".

"Ainda iremos desenvolver mais ações de prevenção e repressão, tanto na área urbana como rural de Santo Antônio da Platina, com emprego da Rotam e do Canil", assegurou o tenente-coronel. Oliveira concluiu salientando que "parte dos marginais que atuam na região de Santo Antônio da Platina vem de outros municípios e, possivelmente, evadidos de cadeias da região, como a de Ibaiti, por exemplo, onde houve duas fugas em menos de dois meses".

O delegado-chefe da 12ª Subdivisão Policial de Jacarezinho, Amir Roberto Salmen, disse que "o trabalho da Polícia Civil é voltado para elucidação dos crimes, preferencialmente, após a sua ocorrência. Isso significa que é necessária uma prevenção eficiente para evitar que eles ocorram", avalia.

Para Salmen a polícia não dá causa à violência, mas ao seu combate, de tal forma que o poder público deve, por meio de políticas públicas, "implementar ações visando inserir o cidadão em atividades que o façam evitar a procura pelo meio criminoso". Além disso, o delegado-chefe da 12ª SDP entende que "o judiciário e o Ministério Público devem estar em sintonia com as polícias para, de forma célere, conceder medidas para combater a criminalidade". (L.G.B.)