A droga estava escondida embaixo dos assentos da aeronave; ao todo, 109 tabletes de cocaína e 29 de crack
A droga estava escondida embaixo dos assentos da aeronave; ao todo, 109 tabletes de cocaína e 29 de crack | Foto: Claubinho Souza / Divulgação



O plano ousado de uma quadrilha de traficantes de drogas que pretendia transportar crack e cocaína do Paraguai para o litoral paulista terminou com dois homens presos e mais de 140 quilos de entorpecentes apreendidos na noite de segunda-feira (11) no Norte Pioneiro. O helicóptero usado pelos criminosos para transportar a droga avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões sofreu uma pane seca por falta de combustível, e precisou pousar em um campo de futebol na Vila Rubim, em Cambará.

De acordo com tenente Renato Augusto Dias do Setor de Comunicação Social do 2º Batalhão de Jacarezinho, após o pouso forçado dois homens pularam um dos muros do Estádio Municipal João Pereira Lima e pediram auxílio aos moradores do bairro para buscar combustível em Ourinhos para reabastecer a aeronave. O voo noturno, porém, gerou desconfiança na população, que comunicou a Polícia Militar.

A suspeita de que o helicóptero pudesse estar sendo utilizado no transporte de drogas e armas fez com que os policiais que atendiam a ocorrência solicitassem apoio à PM paulista para abordar os suspeitos, que acabaram detidos próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, já no estado vizinho.

Imagem ilustrativa da imagem Pane seca faz helicóptero com 140 kg de droga pousar em campo de futebol
| Foto: Polícia Militar / Divulgação



Wagner Benavides Conti, 19 anos, piloto da aeronave, e Paulo Henrique Dias Madelha, 38, entraram em contradição durante os esclarecimentos aos policiais, e acabaram confessando que transportavam drogas do Paraguai para Guarujá (SP). Segundo eles, o plano previa uma escala para o reabastecimento do helicóptero em Ourinhos, mas o combustível acabou a poucos quilômetros do local obrigando o pouso forçado na cidade do Norte Pioneiro.

De acordo com a PM, a droga estava escondida embaixo dos assentos da aeronave. Ao todo, 109 tabletes de cocaína e 29 de crack, que serão incinerados após autorização da Justiça.

Paulo Henrique Madelha é de Belo Horizonte (MG) e já cumpriu pena pelo crime de tráfico de drogas. Wagner Conti, que pilotava o helicóptero, é de Vera Cruz (SP) e até então não possuía passagens pela polícia. Segundo eles informaram aos policiais militares, cada um receberia R$ 10 mil pelo transporte da droga.

Os presos, a aeronave e a droga apreendida foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Cambará. Entretanto, por se tratar de tráfico internacional de drogas as investigações devem ser conduzidas pela Polícia Federal.