O mutirão de plantio foi coordenado pela Emater e contou com a presença dos bolsistas do projeto, voluntários e agricultores
O mutirão de plantio foi coordenado pela Emater e contou com a presença dos bolsistas do projeto, voluntários e agricultores | Foto: Jean Guerino/Divulgação



O palmito pupunha é a cultura predominante do terceiro módulo do SAF (sistema agroflorestal) com manejo orgânico, desenvolvido pela Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. O plantio ocorreu no último dia 4, pelo pessoal do Neat (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios) em parceria com a Emater.

Desta vez, além do agrônomo da Emater, Felipe Spagnuolo, e dos bolsistas e voluntários do projeto, o plantio foi acompanhado por agricultores de Santana do Itararé, que pretendem implantar o sistema agroflorestal junto ao grupo que integram. "Viemos para conhecer o sistema e estamos levando muito conhecimento para casa", disse o agricultor José Maria de Oliveira.

Para o agrônomo da Secretaria Municipal de Santana do Itararé, Amaro Valcazara, o SAF é um tipo de cultivo responsável e de baixo custo. "É uma produção que procura gerar recursos da própria terra e com isso o produtor gasta menos com insumos. O que falta para os agricultores de Santana do Itararé é a informação, pois já existe entre eles o interesse em produzir alimentos orgânicos."

Nos módulos anteriores a cultura principal foi o café, com o primeiro plantio realizado em outubro de 2017, consorciados com mandioca, eucalipto e banana. Em fevereiro, na segunda etapa de plantio, a cultura da banana foi substituída pela goiaba, além da grande variedade de hortaliças implantadas nos dois módulos.

Para o coordenador do Neat, professor Rogério Macedo, a ideia inicial de transformar a Estação Experimental Agroecológica "Terra Livre" como uma vitrine para os produtores rurais, alunos e profissionais de extensão vem se consolidando a cada plantio. "A estação cada vez vem ganhando força e mostrando que é possível ter uma alternativa de cultivo agroecológico, preservando o solo, cuidando do meio ambiente, sem o uso de agrotóxicos, que gere produtos de qualidade e é claro, renda para o agricultor." O professor lembrou ainda que os produtos colhidos da Estação Agroecológica são comercializados no Posto de Vendas da Uenp, na Tenda de Orgânicos do Geak, que acontece quinzenalmente na universidade, e ainda doados para as creches, escolas municipais, asilo, APAE, Santa Casa.

O coordenador técnico regional da Emater Cornélio Procópio, Kleber Geraldo Vieira, comemora os resultados desses dois anos de parceria com o Neat, que tem trazido benefícios para o agricultor. "Pretendemos com essa parceria, apresentar aos agricultores do Norte Pioneiro o sistema agroflorestal como mais uma opção de cultivo. A finalidade é ter um espaço permanente de demonstração de novas tecnologias que preservem o meio ambiente e que gerem renda para o produtor."

O engenheiro agrônomo Igor Graciano, bolsista do Neat, citou que pela proposta do núcleo serão realizados cinco módulos de SAF, dois com café, dois de palmito pupunha e um módulo de maracujá.