Nunca houve fiscalização, garante empresário
O proprietário da empresa de transportes Três Estrelas, José Anizio da Silva afirma que sua empresa nunca passou por fiscalização ou foi impedida de operar por nenhum órgão do município. "Comprei a concessão em 2003 de outra empresa que fazia o serviço na cidade e procurei a prefeitura para me regularizar, mas nunca sequer me atenderam. Nunca me pediram qualquer documentação, então continuei trabalhando assim mesmo. Eu sei que trabalho irregularmente, mas eles (a prefeitura) também sabem." Segundo o empresário, nem mesmo a transferência da concessão à sua empresa foi feita e existe apenas um contrato de compra e venda feita com a antecessora.
O empresário relata que mantém o transporte coletivo na cidade porque não há concorrência e garante que nunca recebeu nenhum incentivo público para trabalhar. "Não levo lucro nenhum nisso aqui, pois a maioria dos passageiros que utilizam os ônibus são isentos do pagamento da passagem (idosos). O que eu arrecado com a venda das passagens é usado na manutenção dos veículos e no pagamento dos motoristas, só não fechei a empresa ainda porque sei que muitos passageiros dependem do serviço e porque eu tenho outro emprego também, senão já teria abandonado tudo", diz.
Silva reconhece que a frota está defasada, mas pretende manter as três linhas circulando na cidade até que a prefeitura contrate outra empresa. "Eu sei que os ônibus estão velhos, mas não falta manutenção e nunca registramos sequer um acidente. Vou mantê-los rodando somente até que outra empresa comece a circular na cidade, após isso vou fechar isso aqui e cuidar da minha vida", afirma. (A.D.)





