Jundiaí do Sul - Quatro prefeitos em um único mandato. O número pode parecer duvidoso, mas ocorreu de fato na pequena Jundiaí do Sul, no Norte Pioneiro, a 65 quilômetros de Jacarezinho. Uma sucessão de decisões da Justiça Eleitoral obrigou o município a empossar dois vereadores, o prefeito eleito e agora, o vice, também eleito em 2008 - Jair Sanchez do Nascimento (PR), responde pelo município desde o último dia 31. A rotatividade de mandatários irrita e prejudica a população que entende que a cidade está ‘‘parada’’.
Valter Abras, que venceu as eleições, não pôde assumir em função de processos judiciais que estavam tramitando na justiça comum. Como o candidato derrotado, o então prefeito Joel Marciano Rauber não atingiu o coeficiente de votos necessários, o presidente da Câmara da época, o vereador Marcio Leandro da Silva (PMDB) foi empossado prefeito de Jundiaí do Sul. Abras continuou buscando na justiça, alternativas para assumir o Executivo, mas as decisões demoraram dois anos e dez meses.
  No inicio de 2011, outro vereador, Eclair Rauen (DEM), que presidia o Legislativo de Jundiaí, substituiu Marcio da Silva. O mandado durou dez meses. Em 20 de outubro do ano passado, finalmente Valter Abras (PSDB) foi empossado oficialmente e iniciou com quase três anos de espera, o cargo que havia conquistado em 2008. Quando todos esperavam a normalidade administrativa e o restante do mandato do prefeito sem novidades, a Justiça ordenou a prisão do prefeito Valter Abras. Ele foi condenado em última estância, a 8 anos de prisão por desvio de verbas e improbidade administrativa. Encaminhado na tarde do último dia 29 a 12ªSubdivisão Policial de Jacarezinho, espera uma vaga para cumprir a sentença em regime semiaberto em uma das unidades prisionais que estão habilitadas para a sentença.
Vice assume
  Com a condenação e prisão do prefeito Valter Abras, o Juiz de Direito da Comarca de Ribeirão do Pinhal, Sérgio Bernardinetti determinou que o vice-prefeito Jair Sanchez do Nascimento (PR) assumisse o Executivo. Ele foi empossado na noite do dia 31 de janeiro, em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Jundiaí e se constituiu no quarto prefeito da cidade em apenas três anos. Ex-jogador profissional de futebol, Jair Sanchez Nascimento é professor de Educação Física e diretor da Escola Professor Luiz Petrim. Em entrevista à FOLHA, Jair Sanchez afirmou que jamais imaginou assumir a prefeitura nestas condições. Ele vem mantendo uma série de reuniões com os assessores e funcionários de carreira e admitiu que poderá eventualmente trocar algum auxiliar mais direto, principalmente nos cargos de Secretários Municipais.
  Com a experiencia de quem já foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de Jundiaí do Sul, Jair Sanches do Nascimento garante que esta experiência será decisiva nestes 11 meses de mandato. ‘‘Conheço bem o trabalho Legislativo e todos os vereadores deste mandato. Espero ter um relacionamento cordial e apoio da Câmara Municipal neste curto período administrativo. Dentro das possibilidades vamos atender as indicações, requerimentos e projetos que beneficiem nossa população. Com um bom trânsito junto à comunidade, Jair Nascimento quer uma participação mais efetiva da sociedade civil organizada no seu mandato. Ele já começou ouvir os segmentos mais importantes e quer mostrar serviço. ‘‘Tenho um bom relacionamento com o governo Estadual e Federal e quero que nossa cidade seja incluída nos programas e projetos oficiais. A cidade precisa de muitas obras’’, observou o prefeito.