Duas novas UBS
Tomazina - O prefeito Guilherme Cury entregou duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Tomazina na última semana. Na sexta-feira, a comunidade do Barro Preto inaugurou o novo posto de saúde local e no sábado, foi a vez do distrito do Sapé. No próximo final de semana já está programada a entrega no Bairro da Anta. Na última semana havia sido inaugurada a UBS João Pereira Chueire, no Bairro Alto. Além de médicos, o posto de saúde também contará com dentistas e uma equipe para atender os moradores do Bairro Alto, Casas Populares e Zona Rural. Com aproximadamente 400 metros quadrados, a unidade foi construída no antigo pátio do Departamento de Estrada e Rodagem (DER).

‘Meu Futuro Qualificação’
Jacarezinho - O Centro da Juventude José Richa foi palco da aula inaugural do "Programa Meu Futuro Qualificação", que tem como objetivo capacitar adolescentes para o cargo de auxiliar administrativo. Ele prevê a capacitação teórica de 200 horas distribuídas em diversas áreas em 50 dias úteis. As aulas são ministradas de segunda à quinta-feira à noite. O Fundo da Infância e Adolescência (FIA), por meio do Provopar, financia o pagamento dos instrutores, vale transporte para os alunos, lanche e também fornece um kit aluno, composto de canetas, caderno, apostila e mochila do programa. Estão matriculados 35 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos.

Casas populares
Ibaiti - O presidente em exercício da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luciano Machado, confirmou recentemente ao prefeito, Roberto Regazzo, o aumento na velocidade dos projetos habitacionais no município e a ampliação da parceria de trabalho que já beneficia 298 famílias de Ibaiti. Desde 2011, o governo do Estado e a prefeitura entregaram as chaves de novas casas para 32 famílias de pequenos produtores rurais do município. Houve ainda a contratação de outras 17 unidades rurais e 177 moradias estão em obras na área urbana. O objetivo agora, segundo o prefeito Regazzo, é dar continuidade a um novo projeto para a construção de 168 casas e a titulação de mais de mil imóveis na localidade.

Imagem ilustrativa da imagem NOTAS
Caminhadas na Natureza
Ribeirão Claro – Cerca de 60 pessoas participaram da 4ª edição das Caminhadas Internacionais na Natureza, realizada no último fim de semana. O grupo se reuniu em frente ao Santuário São Vicente Pallotti e após o aquecimento, passou pela praça Rui Barbosa, Praça Padre Max Kley, Jardim Ambiental Salomão Sogayar, concluindo o percurso de nove quilômetros no bairro rural Siqueirolli.



Curso profissionalizante
Santo Antônio da Platina – O Sindicato Rural deverá concluir esta semana na sua base de Guapirama, um curso de corte e costura para 11 produtoras rurais. Recentemente, o sindicato reuniu produtores em um dia de campo em Guaraniaçu sobre semeadura em terrenos declivosos promovido pela Faep. O sindicato ainda sediou uma reunião na sua sede sobre o Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA), com produtores de Santo Antônio da Platina e das cidades de Guapirama e Jundiaí do Sul.

Empreendedorismo juvenil
Carlópolis - Depois do processo de articulação facilitado pelo programa Sesi Indústria e Sociedade, com foco no desenvolvimento local sustentável, os municípios de Japira e Carlópolis iniciaram recentemente o programa de empreendedorismo juvenil "Mais do que dinheiro". O programa é uma iniciativa da Junior Achievement e debate assuntos de economia e negócios com alunos do quinto ao sétimo anos, enfatizando estudos sociais, ao mesmo tempo em que trabalha as disciplinas escolares ligadas à matemática, leitura e escrita.

Futebol do futuro feminino
Bandeirantes - A secretaria de ação social, com a supervisão da diretoria da Comissão Recreativa de Esportes (Crem), promove o projeto de futebol de campo feminino. Conforme o diretor da Crem, Marcos Xavier, o objetivo é inserir socialmente crianças e jovens, visando despertar novos talentos para a prática da modalidade esportiva. "É um projeto inédito de futebol de campo feminino em Bandeirantes. No masculino temos aproximadamente 250 participantes, e mesmo tendo iniciado recentemente, a demanda para o feminino cresce toda semana, atualmente contando com 39 meninas", destacou. As atividades são realizadas duas vezes por semana, no estádio municipal São Bento no bairro IBC.