Imagem ilustrativa da imagem NOTAS
| Foto: Divulgação
Cursos técnicos pelo Sisutec
Santo Antônio da Platina - O Senai de Santo Antônio da Platina avisa que restam poucas vagas para os cursos técnicos em Logística, Informática e Segurança do Trabalho, ofertados em parceria com o Sisutec. Os cursos serão ofertados no período noturno. As vagas remanescentes são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral, conforme prevê a Lei do Pronatec. Não é necessário ter participado do ENEM. As inscrições vão até o dia 20 de agosto, no site sisutec.mec.gov.br. Informações pelo telefone (43) 3534-8160.



Programa empreendedorismo juvenil
Carlópolis - Depois do processo de articulação facilitado pelo programa Sesi Indústria e Sociedade com foco no desenvolvimento local sustentável, os municípios de Japira e Carlópolis iniciaram recentemente o programa de empreendedorismo juvenil "Mais do que dinheiro". O Programa é uma iniciativa da Junior Achievement e reúne assuntos de economia e negócios para alunos entre o quinto e sétimos anos, enfatizando estudos sociais, ao mesmo tempo em que trabalha as disciplinas escolares ligadas à matemática, leitura e escrita.

Conscientização sobre sexualidade e DSTs
Ribeirão Claro - A secretaria de Saúde de Ribeirão Claro expandiu em 2014 o projeto Menarca, voltado para adolescentes do município. Além de estudantes do ensino médio, alunos do ensino fundamental também estão recebendo palestras e materiais impressos. Entre os temas estão a Menarca (1º menstruação), sexualidade, métodos contraceptivos e proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A iniciativa é coordenada pela enfermeira Karine Interliche, e da secretária de Saúde, Ana Maria Baggio Molini. S

Recuperação de estradas
Cornélio Procópio - Os Agricultores da Água do Veado, zona nordeste de Cornélio Procópio, estão sendo beneficiados pela recuperação na estrada principal do bairro. A via é utilizada diariamente por dezenas de famílias. As melhorias estão sendo aplicadas nos cerca de 13 quilômetros da estrada rural para deixá-la em condições de tráfego com qualquer tempo. Nas obras são utilizados caminhões para o transporte de pedras, rolo compressor, patrolas, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, retroescavadeira e carreta-prancha para o transporte das máquinas.

Futebol feminino do futuro
Bandeirantes - A secretaria de Ação Social de Bandeirantes, com a supervisão da diretoria da comissão recreativa de esportes (Crem), iniciou recentemente o projeto de futebol de campo feminino. O objetivo é inserir socialmente crianças e jovens adolescentes, visando despertar novos talentos para a prática da modalidade esportiva. As atividades são realizadas duas vezes por semana, no recém-reformado estádio municipal São Bento no bairro IBC, onde as meninas são orientadas e monitoradas por profissionais de educação física com especialização nos fundamentos da prática do futebol de campo.

Casamento Comunitário
Jacarezinho – Terminam na próxima quarta-feira, dia 20, as inscrições para casais que queiram oficializar sua união no casamento comunitário em Jacarezinho. O evento é promovido pela da Secretaria de Assistência Social, com cerimônia marcada para o dia 20 de setembro. As inscrições podem ser feitas das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Aeroporto e da Vila São Pedro e na Secretaria de Assistência Social no centro da cidade. Horário podem ser agendados pelo telefone (43) 3911-3093.

Seminário sobre alimentação escolar
Bandeirantes - A alimentação nas escolas é o tema de um seminário que está se realizando hoje, no Campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), em Bandeirantes. Participam do encontro membros dos conselhos municipais de alimentação escolar e representantes das organizações de agricultura familiar de todo o Norte Pioneiro. O evento ocorre no Auditório Thomas Nicoletti e é organizado pelo Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (Neat), órgão da Uenp. O Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Paraná vai promover seis encontros do gênero em todo o Estado.