Aumento de efetivo da PM
Santo Antônio da Platina – A Polícia Militar do Paraná deverá aumentar o efetivo em Santo Antônio da Platina. Atualmente a defasagem de policiais prejudica a segurança no município. Os policiais serão recrutados e contratados em função da formação de cinco mil novos soldados para atender todo o Estado. Com cerca de 50 mil habitantes, Santo Antônio da Platina possui apenas 34 militares, entre praças e oficiais, que se dividem em escalas para atender a demanda. O patrulhamento ostensivo e o atendimento às ocorrências é feito apenas por duas equipes de quatro militares, que se alternam em turnos de 12 horas.

Incubadora de empresas
Ribeirão Claro - Representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) participaram na última semana de uma reunião com representantes da prefeitura de Ribeirão Claro para definir os últimos detalhes do lançamento de uma incubadora tecnológica para o fomento e o apoio de empresas. A ideia surgiu durante uma reunião de secretários no início do ano, seguida por uma vista de consultores do Sebrae. Um espaço será adequado pela prefeitura e, após o início do trabalho, as empresas em situação legal já abertas receberão assessoria dos consultores e também na plataforma on-line criada pelo Tecpar.

Parque Tecnológico da UTFPR
Cornélio Procópio – Foram publicados recentemente os Projetos de Leis Complementares que autorizam a prefeitura de Cornélio Procópio a comprar e doar o terreno para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) instalar o parque Tecnológico do município. Segundo o prefeito Fred Alves (PSC), os membros da comissão responsável pelo planejamento do parque garantiram a finalização de todo o projeto de implantação do parque em trinta dias. Os projetos de leis complementares 009/2014 e 010/2014 estão sendo apreciados pela Câmara de Vereadores.

Dengue preocupa
Santo Antônio da Platina – Os números de casos de dengue não diminuíram em Santo Antônio da Platina, mesmo em pleno inverno. Pelos números apresentados, a cidade pode estar vivendo uma epidemia da doença. Até o último final de semana, foram 230 casos confirmados, 69 aguardando resultado de exame e 537 notificações. O setor de endemias da secretaria de Saúde continua os trabalhos de bloqueio e de nebulização nos 20 bairros da cidade. Segundo a enfermeira responsável pelo setor, Josiane Aparecida Teixeira, normalmente o índice de infestação costuma baixar no inverno por causa do frio, mas como este ano a estação está se apresentando instável, com chuvas, dias quentes e pouco frio, os ovos do aedes aegypti encontram ambiente favorável para eclodir.

Imagem ilustrativa da imagem NOTAS
| Foto: Pinheiro de Moura/Divulgação
Distribuição de cobertores
Ibaiti - Centenas de famílias carentes receberam na última semana mais de mil cobertores doados pela Provopar de Ibaiti. A entrega ocorreu na sede do Centro de Referência de Assitência Social (Cras), para pessoas previamente cadastradas pela entidade. O dinheiro utilizado para compra dos cobertores foi integralmente arrecadado com os eventos realizados pela Provopar em Ibaiti. O prefeito Roberto Regazzo e a secretária da Saúde Sirley Matiolli, que é também vice-prefeita do município, participaram do evento.



Cooperativa de reciclagem
Abatiá - A cooperativa de reciclagem de Abatiá está completando dois anos neste mês de julho. No local trabalham quatro associados na triagem, um na prensa, três no trator de coleta e um vigia. Os trabalhadores destacam que, apesar de uma grande parte da população não colaborar, muitas pessoas abraçaram a causa e auxiliam na reciclagem do lixo. Os participantes da associação entregam sacolas para os moradores. Depois passam recolhendo e realizam a separação de plásticos, papéis, entre outros materiais. A principal dificuldade que eles enfrentam é o uso das sacolas entregues
para lixo não reciclável. Os trabalhadores encontram desde papel higiênico, até fraldas descartáveis.