Norte Pioneiro ganha quitanda orgânica
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Marcos André de Brito <br> Especial para a Folha 
Ribeirão Claro - O consumo de alimentos mais saudáveis, sem adição de produtos químicos ou conservantes está mais fácil para os moradores de Ribeirão Claro. A novidade é a inauguração de uma quitanda de hortaliças orgânicas inaugurada recentemente na cidade, que faz parte do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
Segundo o consultor do Sebrae, Odemir Capello, a abertura da Quitanda Orgânica irá promover o aumento do consumo de alimentos orgânicos. ''Será uma forma de divulgar os produtos em toda a região e mostrar as vantagens dos alimentos sem agrotóxicos para a saúde e para o meio ambiente. Acreditamos que o empreendimento irá contribuir com uma mudança de comportamento da população, o que irá valorizar ainda mais o trabalho dos produtores do Norte Pioneiro'', diz.
Ele acrescenta ainda que todos os produtos comercializados no estabelecimento trazem o selo de certificação, que garante a procedência dos alimentos. Para Marilda Aparecida Baggio Victor, presidente da Associação de Agricultores de Produtos Orgânicos de Ribeirão Claro, o empreendimento irá aumentar os canais de venda dos produtores, que já colocam seus produtos à disposição do consumidor nos supermercados da região e de cidades como Ourinhos (SP). ''Para os clientes é uma oportunidade de comprar produtos de qualidade com preço diferenciado em relação às quitandas e supermercados que vendem produtos convencionais.''
A Quitanda Orgânica oferece cerca de 20 itens para os consumidores, ''comercializados com um preço diferenciado''. Marilda destaca também que, graças a uma verba liberada pela Fundação Banco do Brasil, foi possível comprar um equipamento para processar as hortliças. ''Os alimentos serão entregues aos compradores higienizados e embalados, segundo a regulamentação válida para os orgânicos'', informa.
O PAIS é uma tecnologia social desenvolvida pelo Sebrae, Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Social. Em Ribeirão Claro, 15 agricultores participam do projeto, que conta ainda com a parceria do Núcleo de Aprendizagem Paulo Sogayar (NAPS), Prefeitura de Ribeirão Claro, Emater, Instituto Ventura, além do apoio do Sindicato Rural.


