O Norte Pioneiro elegeu dois candidatos nas últimas eleições para a próxima legislatura na Câmara Federal; Pedro Lupion (DEM) e Diego Garcia (PODE). No entanto, a divisão de votos entre os nomes que pleiteavam vaga na AL (Assembleia Legislativa do Paraná) deixou a região sem deputado estadual. Para Lupion, o resultado negativo nas urnas é reflexo da desunião entre os prefeitos da região.

Pedro Lupion é de Santo Antônio da Platina, e por dois mandatos defendeu a região na AL. Eleito deputado federal com mais de 92 mil votos, ele defende a adesão dos municípios em uma única associação para fortalecer o desenvolvimento da região. Para o democrata, a desunião dos prefeitos do NP explica a incapacidade da região em eleger um representante na Assembleia Legislativa nas últimas eleições. "O Norte Pioneiro tem mais de 400 mil eleitores divididos em sua mesorregião: Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná); que unidas totalizariam mais de 40 municípios com peso político muito maior em nível de representatividade estadual e federal. A desunião dos prefeitos em relação às demandas locais, no entanto, explica o resultado das urnas em não eleger um representante da região na Assembleia Legislativa", analisa o político.

Imagem ilustrativa da imagem Norte Pioneiro elege dois deputados à Câmara, mas fica 'órfão' na AL
| Foto: Antônio de Picolli/Divulgação


Para Lupion, a principal demanda para o desenvolvimento do Norte Pioneiro são investimentos em infraestrutura, entre eles a duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Tibagi. "Recentemente foram anunciadas obras importantes de infraestrutura para a região por parte do governo estadual: a duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina, orçadas em mais de R$ 50 milhões. E é isso que precisamos! Qual empresário teria interesse em investir numa região sem infraestrutura? Portanto, assim como a PR-092, a duplicação da BR-153 é extremamente importante para o fomento da economia regional, e certamente lutarei em Brasília para que isso aconteça o mais breve possível", assegura o democrata.

Diego Garcia lamentou o fato de a região não ter uma referência na AL e resumiu o resultado como um "coronelismo"
Diego Garcia lamentou o fato de a região não ter uma referência na AL e resumiu o resultado como um "coronelismo" | Foto: Divulgação



Já o deputado Diego Garcia (Podemos), reeleito com mais de 100 mil votos, lamentou o fato de a região não ter uma referência na AL e resumiu o resultado como um "coronelismo". "Quanto menor a representatividade, menor o investimento. Nossa região tem um coronelismo muito grande, onde os políticos vêm, pegam o voto, se dizem da região, mas nunca foram. Só vale de apadrinhamento político. São cargos estratégicos que não dão resultado nessa política velha e ultrapassada". Para ele, que é natural de Andirá, a blindagem feita pelos líderes municipais atrapalha no trabalho do dia a dia. "Tem cidade em que eles (políticos) não querem ajuda. Se não tiver envolvimento de quem realmente pensa na região, a gente vai continuar vivendo essa triste realidade", completou.

Como principal necessidade para a região, Garcia citou a saúde e o emprego. "A demanda na Saúde é gigantesca. As cidades do Norte Pioneiro poderiam diminuir os gastos com deslocamento de pacientes para cidades maiores se tivessem equipamentos decentes por lá. No emprego, é uma região que tem a agricultura como carro-chefe, e as novas tecnologias vão ocupando um espaço que diminui as oportunidades para o homem do campo. É preciso vontade dos gestores locais de viabilizar a vinda de pequenas e médias empresas para auxiliar esse grupo. Existem até recursos federais para isso", afirmou.

LEIA TAMBÉM
-Colégio da Polícia Militar entra em atividade em 2019
-Inovação, gestão e empreendedorismo são temas da 1ª Semana Empresarial de Cornélio Procópio

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O Norte Pioneiro apresentou aos eleitores ao menos cinco candidatos com vasta experiência política para representá-los na Assembleia Legislativa do Paraná: o ex-prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto (PSD), o ex-deputado federal por quatro mandatos, Francisco Octavio Beckert (PDT) - o 'Chico da Princesa' [Santo Antônio da Platina], o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes (PP) [Santo Antônio da Platina], o ex-presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e da Sanepar, Mounir Chaowiche (PSDB) [Joaquim Távora] e o ex-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto (PSDB) [Jacarezinho].

Reeleito com 73.381 votos, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), natural de Londrina, tem forte base política no Norte Pioneiro. Ex-líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná e cotado para presidir a Casa na próxima legislatura, o parlamentar destacou que a votação que obteve aumenta sua responsabilidade e reforça o compromisso que tem com os municípios e moradores da região. Ele citou que neste mandato que encerra atuou na destinação de mais de R$ 114 milhões em obras de infraestrutura e equipamentos para os municípios. "É um trabalho permanente e que acontece também em parceria com o governo do Estado e os deputados federais que representam o Norte Pioneiro, para viabilizar o desenvolvimento regional", afirmou lembrando que, sem o trabalho conjunto fica difícil para os prefeitos viabilizarem investimentos necessários para atender a população com serviços públicos de qualidade. (Colaborou Edson Neves/Reportagem Local)