Todos os anos um grande público se concentra nesta época do ano em frente à Igreja Matriz para admirar e registrar o espetáculo
Todos os anos um grande público se concentra nesta época do ano em frente à Igreja Matriz para admirar e registrar o espetáculo | Foto: Henrique Glovacki/Divulgação



Um dos espetáculos culturais de fim de ano mais aguardados no Norte Pioneiro são as apresentações do Natal de Luz no Centro Catequético Frei Clemente, ao lado da igreja Matriz, em Santo Antônio da Platina. Nesta quarta-feira (19), pontualmente às 22 horas, acontece a penúltima exibição do Coral Sementinha. O Auto de Natal deste ano tem como tema "Plantar amor para colher paz".

O projeto surgiu no ano de 2001, e foi idealizado pela musicista Marly Papi Crespo e seu marido, Cesar Crespo, inspirados pelas apresentações do tradicional Auto de Natal que todos os anos atraem uma multidão de pessoas ao Palácio Avenida em Curitiba. O Grupo de Cantos Sementinha e alunos da Escola Spaço Art e Música assumiram o protagonismo do espetáculo platinense sob a coordenação da professora Neuzeli França César.

Desde então, todos os anos milhares de pessoas se concentram nesta época do ano em frente à Igreja Matriz para admirar e registrar o espetáculo proporcionado por crianças e adolescentes, que envolve mais 150 de pessoas na produção das apresentações.

Os figurinos, cenários e decorações são produzidos por voluntários, a maioria deles parentes dos integrantes do coral, que fazem das cinco noites (12, 14, 16, 19 e 22 de dezembro) de espetáculo uma das atrações natalinas mais encantadoras do Norte Pioneiro.

Os preparativos para as apresentações começam em setembro, quando as músicas são escolhidas e o coral inicia os ensaios. "Ao todo são 16 canções apresentadas em uma hora de espetáculo. São quatro meses de muito trabalho, mas que vale muito a pena", explica o músico e produtor musical do Natal de Luz, Marco Antônio Delfine.

"Jesus nos deixou o maior ensinamento: 'Amai-vos uns aos outros como eu vos amei'. Não adianta plantar espinho e querer colher flores, plantar ignorância e querer colher sabedoria. Por isso devemos nos preocupar com a preparação do solo e com o que iremos plantar, pois na hora da colheita o resultado será paz se tivermos plantado o amor", explica Marly Papi Crespo à FOLHA sobre o tema do espetáculo artístico.

A última apresentação do espetáculo do Natal de Luz acontece no sábado (22), pontualmente às 22 horas, e deve atrair visitantes de toda a região.