Bandeirantes - A Imissão Provisória de Posse concedida recentemente pela Justiça de Bandeirantes para que o município possa implantar seu primeiro Parque Industrial, foi comemorada por políticos e empresários locais. Uma área de 10 alqueires foi adquirida pela prefeitura para instalção de indústrias de pequeno e médio porte. A área, segundo o prefeito Celso Silva (PDT), esta localizada nas proximidades do trevo de acesso a Abatia na PR 436 e faz divisa com o Campus Luiz Meneghel, da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP. ''É a concretização de um sonho de um povo esperançoso, pois em quase 78 anos, o nosso município ainda não dispunha de uma área especifica e apropriada para sediar empresas dos mais diversos segmentos industriais'', observou o prefeito.
Conforme Celso Silva, o fim do ciclo da queimada da Cana de Açúcar por imposição da Legislação Ambiental e a acelerada mecanização no corte da cultura obrigou o município a desenvolver programas e projetos que pudessem absorver os milhares de trabalhadores rurais que em menos de dois anos estarão desempregados. ''Entendemos que o Parque Industrial será um alento para buscarmos investidores locais e de outros rincões, que poderão aproveitar as nossas potencialidades e mão de obra comprometida, a maioria oriunda de ex-trabalhadores do setor canavieiro'', destacou. Para adquirir a área a prefeitura promoveu uma campanha de economia nos últimos 3 anos que gerou nada menos do que R$ 450 mil. ''Promovemos uma gestão enxuta e com os recursos do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) foi possível adquirir a área'', conta o prefeito.
Celso Silva afirmou que a o programa de industrialização da cidade é um caminho sem volta. Com o propósito de estimular a diversificação da economia local, a prefeitura pretende incrementar e aumentar a oferta de empregos. Para isto, além da área industrial, o município terá em breve, uma unidade da Escola Técnica Brasil Profissionalizado. De acordo com o prefeito, serão investidos R$ 8 milhões na construção da escola, uma parceria entre os governos Estadual e Federal. Ele informou ainda que o processo está em fase de licitação pela Secretaria Estadual de Educação. ''Esta escola vem completar o ciclo profissionalizante que estamos implantando no município. Nossos jovens serão capacitados para trabalhar em empresas e indústrias que certamente estarão instaladas no novo Parque Industrial'', destacou.
Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli esteve em Bandeirantes para um encontro com lideranças comunitárias e visitou a área onde será instalado o novo Parque Industrial de Bandeirantes. Sobre o Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP), que será construído, o secretário afirmou que 1200 alunos serão beneficiados. Eles vão receber educação voltada à profissionalização de jovens e adultos, qualificando e garantindo melhoria da mão-de-obra''.

mockup