Ministro lança Programa de Rastreabilidade
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de dezembro de 2001
Marcos André Brito<br>De Santo Antônio da Platina - Especial para a Folha 
O ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes lança nesta quinta-feira, dia 13, durante o 2º Dia de Campo da Fazenda Santa Rita Pecuária Seletiva Beka, em Santo Antônio da Platina, o Programa Nacional de Rastreabilidade. O dia de campo terá cinco baterias de palestras técnicas, envolvendo empresas multinacionais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo o proprietário da Fazenda, deputado Abelardo Lupion, o evento se constitui no mais importante da agropecuária estadual e contará com a participação de cerca de dois mil convidados, entre produtores, agricultores, pecuaristas, políticos, técnicos e autoridades. Também estarão no evento o ministro do Desenvolvimento Urbano, Ovídio de Angelis, do presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, e do presidente da Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski. ''O dia de campo se constituirá de dois momentos. O primeiro, especialmente técnico, reunindo palestrantes de conceito internacional e o outro político, quando deveremos prestar homenagens especiais aos grandes homens que a agricultura brasileira constituiu ao longo das últimas duas décadas'', destacou Lupion. O evento terá transmissão permanente e ao vivo pelo Canal do Boi.
A programação começa às 13 horas, com palestra sobre Recuperação de Pastagens Degradadas, com Jean Marc Verduraz, da Dow AgroSciences. Paralelamente, estarão sendo realizadas palestras em vários pontos da propriedade. A Monsanto estará patrocinando a palestra sobre Guandú Super N na recuperação de pastagens e Sorgo de Pastejo AG. 2.501, na produção de pastagens de verão, com o engenheiro agrônomo Antonio Garcia de Souza, especialista em Pastagens da empresa.
Sobre controle de parasitóses e integração lavoura-pecuária estarão proferindo palestras o médico veterinário Alberto dos Santos Mendes e o engenheiro agrônomo Fernando Kuriki, da Allvet e Farm Shopping. O médico veterinário Ingo Bartmeyer, da Cooperativa Integrada, fará palestra sobre o Manejo Alimentar de Gado Confinado e os resultados de um confinamento com silagem de sorgo e ração. O Programa de Rastreabilidade será apresentado pelo representante Embrapa, Pedro Paulo.


