A Matra Veículos do Brasil Ltda, primeira montadora do interior do Estado, foi inaugurada semana passada em Ibaiti. É a sexta montadora do Estado, que será responsável pela produção inicial de 50 veículos por mês e pela geração de 50 empregos diretos. A picape leve que será produzida em Ibaiti deve ocupar o mercado dos utilitários rurais.
Segundo o governo do Estado, a montadora não recebeu incentivos fiscais na primeira etapa de instalação, mas de acordo com o governador Jaime Lerner (PFL) foi responsável pela formação de mão-de-obra especializada para a Matra.
O prefeito de Ibaiti Roque Fadel (PTB) acredita que a Matra deverá atrair novas indústrias para o município. Entuasiasmado, afirmou que as ações do governo do Estado e da prefeitura para estimular a indústria foram tímidas, mas acredita que as atividades devem se intensificar nas próximas etapas de instalação da montadora. Ele também comentou que a montadora vai transformar Ibaiti em um pólo automotivo. ''Temos orgulho de abrigar a primeira montadora do interior do Estado'', disse.
Os veículos similares ao Matra são as picapes Willys F 75, da Ford, e a Bandeirantes, da Toyota. O primeiro deixou de ser fabricado há alguns anos e a produção do segundo está sendo encerrada. O idealizador do projeto e presidente da empresa, Nivaldo Rubens Trama, que investiu R$ 2 milhões, se inspirou em três veículos consagrados como a Willys F 75, Mercedes Benz Unimog e o militar americano Hummer para desenvolver o projeto.
O Matra será comercializado por meio de uma rede de 33 concessionárias, em revendas de equipamentos agrícolas de todo o País. O modelo tem garantia de um ano ou 50 mil quilômetros. Na avaliação dos técnicos da Matra, o custo de manutenção do veículos será reduzido devido a utilização de componentes nacionais. O valor de comercialização do Matra está estimado entre R$ 31 mil a R$ 39 mil.
O Matra 4x2 e 4x4 é o primeiro utilitário produzido no interior do Paraná. O veículo destinado ao segmento rural de cargas leves pode ser utilizado no campo para transporte de insumos agrícolas, combustível e sementes ou na cidade para entrega de água, gás e ferramentas. O objetivo, de acordo com a empresa, é combinar robustez e resistência. O gerente nacional de vendas da Matra, Ezelino Xavier Franco Júnior, informou que o utilitário terá múltiplas funções. ''Na realidade, a aplicação é conforme a necessidade de seu usuário''.
O veículo foi projetado para ser utilizado em áreas de areia e pó. Ele tem um sistema de filtragem de ar eficiente com capacidade equivalente a um caminhão e superior a de veículos desta categoria. O objetivo é reduzir o desgaste do motor com o aumento na vida útil das peças. Equipado com peças nacionais, o veículo utiliza o motor diesel Maxion 2.5 L turbo com intercooler. O motor, com quatro cilindros, gera 115 cv de potência a 3.800 rpm.
O câmbio é manual, com cinco velocidades, da Eaton, e embreagem tipo monodisco, com acionamento hidráulico. O Matra tem três opções de cabines: simples, dupla e avançada. O chassis será comercializado nas opções de curto ou longo, com perfil em ''U''. O tanque de combustível tem capacidade para 66 litros e a caçamba pode transportar uma tonelada.