Maioria é abastecida pela estatal, diz Cohapar
Jacarezinho Diferentemente do que informou o presidente da Associação de Moradores da Vila Rural, José Luiz Ribeiro, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) informa que a maioria das vilas rurais do Estado é abastecida com água da Sanepar e que apenas as mais distantes dos centros urbanos dependem de poços artesianos.
Segundo a empresa, existem hoje 402 vilas rurais no Estado, que atendem 15 mil famílias, totalizando cerca de 60 mil pessoas. Os casos de abandono, de acordo com a Cohapar, são raros.
O programa Vila Rural foi criado pelo governador Jaime Lerner em 1995 com o objetivo de atender os trabalhadores rurais volantes, mais conhecidos como boias-frias, com moradia e alternativa de renda.
As primeiras foram implantadas nos anos seguintes em várias regiões do Estado. Cada família recebia um lote de 5 mil metros quadrados com uma casa de 45 metros quadrados, que podia ser ampliada.
Os selecionados contavam ainda com apoio e assistência técnica para cultivar a terra. Era assinado um contrato de financiamento de 25 anos, com valor médio das prestação mensal fixado em R$ 40.
Hoje, a Cohapar adota outro programa de habitação rural, que consiste na construção das moradias em pequenas propriedades para beneficiar famílias que já moram no local.(E.A.)





