Serão 10 leitos para atender pacientes do Norte Pioneiro e de outras regiões do Paraná
Serão 10 leitos para atender pacientes do Norte Pioneiro e de outras regiões do Paraná | Foto: Luiz Guilherme Bannwart/Divulgação



A Unidade de Terapia Intensiva adulta do Hospital Regional do Norte Pioneiro está pronta e deve entrar em funcionamento em breve. A informação foi passada pela governadora Cida Borghetti durante visita a Santo Antônio da Platina na semana passada, quando anunciou a licitação para a contratação da equipe médica que vai atuar na UTI.

Iniciada em abril de 2015, a obra possui 843 metros quadrados de área construída e custou R$ 3,8 milhões ao Estado. Serão 10 leitos para atender pacientes do Norte Pioneiro e de outras regiões do Paraná.

A equipe de enfermagem da UTI adulta do HRNP foi contratada por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), e a licitação para a contratação do corpo clínico da unidade acontece nesta quarta-feira (29).

Com a inauguração da UTI adulta, a administração do HRNP garante a Santo Antônio da Platina e região uma nova realidade em termos de saúde, proporcionando atendimento a muitos casos de emergência que são encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho e a outras unidades de tratamento intensivo no Estado.

ESTADUALIZAÇÃO
Durante a visita ao HRNP, a governadora Cida Borghetti falou sobre a estadualização do Hospital, que ocorreu em abril deste ano e passou a ser administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas). "Com a estadualização, o Hospital Regional do Norte Pioneiro ganhou amparo do Estado, e a tendência é que ele amplie o atendimento e as áreas médicas. Foi um passo muito importante para a Saúde de uma região que abriga cerca de 300 mil pessoas", disse a governadora.

UTI NEONATAL
Uma das Unidades neonatais referência no Estado está instalada no Hospital Regional do Norte Pioneiro, onde são realizados aproximadamente 200 partos por mês. "É muito gratificante ver que dois dias após o parto as pacientes e seus filhos estão saudáveis. Isso é fruto de um atendimento médico qualificado, que deve servir de exemplo para o funcionamento da UTI adulta que será inaugurada muito em breve", salientou Cida.