JOAQUIM TÁVORA - Tavorenses esperam por melhorias
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de setembro de 2002
Benedito Teles<br> Equipe da Folha 
Joaquim Távora - A comunidade de Joaquim Távora completa 73 anos de emancipação política do município entusiasmada pela recuperação da PR-092 e pela adoção de programas orientados pela política de desenvolvimento sustentável. A expectativa de lideranças é de que as obras de recuperação da rodovia e a ação do Fórum de Desenvolvimento estimulem a geração de empregos.
A empresária Elga Oliveti Moreno, membro da Associação Comercial e Industrial de Joaquim Távora, disse que o setor está organizado para buscar o desenvolvimento sustentável no local. Ele disse que não acredita na geração de emprego no modelo convencional, mas alerta para a criação de associações como mecanismo de desenvolvimento e geração de trabalho. Ela cita as ações do Sebrae por meio do Fórum de Desenvolvimento como exemplo de atividades que promovem alternativas econômicas no local. A empresária também lamenta a ausência de uma política agrícola municipal.
A empresária Sâmia Taher Ramoniga Merlin destaca a ausência de mão-de-obra qualificada no município. Ele acredita que é fundamental a qualificação profissional no setor. A empresária destaca que existem vagas à disposição, mas que não existem profissionais capacitados. Ele também comenta a importância de cursos de reciclagem para qualificar os profissionais que atuam na área comercial. A empresária também reivindica a ampliação dos investimentos no setor agrícola.
Ela também destaca a atuação do Fórum de Desenvolvimento por meio de uma parceria entre prefeitura e Sebrae. Sâmia Taher disse que o programa permitiu a formação de lideranças para propor alternativas para o desenvolvimento sustentável. A empresária destaca a implantação da Feira da Lua e do estímulo a propriedade orgânica como iniciativas positivas que permitiram o desenvolvimento sustentável. ''O Fórum propiciou a conscientização da comunidade para buscar alternativas no próprio município'', disse.
O presidente da Câmara Edmundo José de Carvalho (sem partido) disse que a principal atividade econômica do município é agricultura e pecuária. Ele informa que as principais empresas do município como o frigorífico Raja e a empresa Frangos Pioneiro processam os animais produzidos na região. Carvalho acredita que é necessário ampliar os incentivos ao setor para ampliar a oferta de emprego. ''O setor é fundamental para Joaquim Távora'', disse.
Ele alerta que o atendimento social no município tem sido satisfatório. O vereador cita a reativação do hospital. Carvalho também avalia que o principal meta do município deve ser a geração de emprego. Ele estima que a atração de indústrias é a principal reivindicação da comunidade. ''Precisamos de emprego'', disse. O município de Joaquim Távora tem uma população, de acordo com o último censo do IBGE, de 9.652 habitantes.
O prefeito Cláudio Revelino (PSDB) destacou no setor econômico a atração de indústrias para geração de empregos. Ele disse que a administração municipal tem realizado contatos para ampliar o parque industrial da cidade. Ele acredita que a recuperação da PR-092 deva gerar um impacto positivo porque vai estimulara a implantação de indústrias no município. O prefeito disse que a melhoria na estrada assegura uma estrutura adequada para a instalação de novas indústrias.
Ele também destaca o atendimento social destinado á comunidade. Revelino disse que o principal avanço neste setor é a reativação do hospital com o nome de Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paula. O órgão é gerenciado pela prefeitura. Ele também disse que a prefeitura iniciou junto com outros municípios a criação de um consórcio intermunicipal para solucionar a questão dos lixões. ''Iniciamos uma série de programas no setor ambiental e social para melhorar a qualidade de vida da comunidade'', disse.


