O acumulo de lixo em vias publicas de Ibaiti levou a Prefeitura a promover uma campanha de conscientização dos moradores pela destinação correta de entulhos e materiais sem serventia. Segundo a assessoria de imprensa, desde o mês de maio a coleta do lixo doméstico foi terceirizada e a empresa responsável, a Transólido Transportes de Resíduos, elaborou um cronograma para o recolhimento dos lixo em toda a área urbana. Porém, muitos moradores depositam entulhos de construção, móveis velhos e restos de podas de árvores e de limpeza de jardins nas ruas.

O hábito de jogar lixo, como destaca o assessor Gilson Sarrafho é cultural de todo brasileiro. "As pessoas se preocupam em retirar o lixo de suas casas e julgam ser responsabilidade do poder público o que está na calçada." Ele alerta que quando não zelam pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, as pessoas contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores. O assessor cita ainda que o município possui um trabalho eficiente também de coleta de materiais recicláveis, realizado uma vez por semana por uma cooperativa, a Coopersole.

A Secretaria de Obras Viação e Serviços Urbanos pede a conscientização das pessoas que ao fazerem limpeza nos quintais, poda de árvores ou reformas em suas residências devem fazer a solicitação de caçambas para armazenarem os entulhos. Empresas que prestam este tipo de serviço são responsáveis pela destinação correta desses materiais.

O descarte do resíduos constituídos de material de construção ou entulho de obras ou demolições, de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão recolhidos pelo serviço público de coleta domiciliar. Esses materiais são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis que deverão custear essa remoção, conforme o determina o Código de Posturas do Município.

A prefeitura solicita que os sacos de lixo sejam levados para as calçadas apenas nos dias de coleta. No caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta no bairro, o morador deve se informar com a empresa Transólido pelo telefone (43) 99874-9454 ou a Secretaria de Obras Viação e Serviços Urbanos (43) 3546-1118.

População do Patrimônio do Café e áreas próximas ignora os contêineres instalados pelo município e continua colocando lixo na estrada e nas margens da BR-153
População do Patrimônio do Café e áreas próximas ignora os contêineres instalados pelo município e continua colocando lixo na estrada e nas margens da BR-153 | Foto: Prefeitura de Ibaiti/Divulgação



BAIRROS RURAIS
Segundo Sarrafho, a prefeitura instalou recentemente dois contêineres para recolhimento do lixo doméstico na entrada do Patrimônio do Café visando atender à população do bairro e áreas próximas. Mesmo assim, moradores da região continuam depositando o lixo fora desses reservatórios e até mesmo às margens da rodovia BR-153. Além do lixo, estão sendo depositados entulhos como restos de móveis velhos e sobras de materiais de construção.

A Secretaria de Obras Viação e Serviços Urbanos irá instalar uma placa no local para conscientizar a população da importância de depositar o lixo dentro dos contêineres. Também será instalada no local uma pequena caçamba da prefeitura para os moradores depositarem restos de móveis inservíveis e entulhos em pequena quantidade.

Em nota a prefeitura alerta que também na zona rural o descarte de materiais de construção ou entulho de obras ou demolições em grande quantidade são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelas propriedades que deverão contratar caçambas para remover os entulhos.

"Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar", alerta a nota.