As obras de construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, onde será instalado o maior SGBI (Subgrupamento de Bombeiros Independente) do Paraná, vão começar ainda este ano. A informação foi anunciada pelo comandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, major Ezequias de Paula Natal, durante a assinatura do contrato de cessão de uso de imóvel urbano do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) à corporação pela governadora Cida Borghetti.

A solenidade aconteceu no sábado (16), no quartel do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina. "O que ocorre é a assinatura de um convênio entre o Estado e o governo federal para autorizar o início dos trabalhos. O próximo passo será enviar esse documento a Brasília para que seja publicado no Diário Oficial, assim teremos autorização para a demolição da edificação existente", explica o major Natal. Na sequência, continua ele, será feita a abertura do processo licitatório para construção da nova sede do Corpo de Bombeiros, onde futuramente será instalado o SGBI.

De acordo com o oficial, a implantação do subgrupamento será consequência de um trabalho iniciado há 19 anos. "O grande diferencial é que a obra está prevista na LOA (Lei Orçamentária Anual) e no PPA (Plano Plurianual), e os projetos estão todos aprovados na Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) para que, assim que ocorrer a parte formal, a Secretaria de Infraestrutura e Logística possa abrir o processo licitatório para o início da construção do novo quartel", assinala.

A nova edificação do Corpo de Bombeiros terá 2.163 m², e contará com sala de aula, alojamento, miniauditório, rampa para as viaturas entre outras estruturas necessárias para o funcionamento de toda a parte operacional e administrativa da corporação. "O novo quartel terá estrutura suficiente para o aprimoramento das técnicas, instrução e formação de novas turmas de bombeiros para o Norte Pioneiro", afirmou o major Natal. A antiga sede do Dnit, localizado na Vila São José, tem uma área de mais de cinco mil metros quadrados e está sendo utilizada Prefeitura, como garagem dos ônibus da Secretaria de Educação.

O quartel irá fortalecer o atendimento a 21 municípios da região, e será construído pela Paraná Edificações, ligada à Secretaria de Infraestrutura e Logística. "O Corpo de Bombeiros vai ampliar a capacidade de atender a população com atendimento mais ágil e eficiente a acidentes, incêndios e outras situações de urgência", disse o secretário de Infraestrutura, Abelardo Lupion.

A obra está orçada em R$ 9.404.383,13 e a previsão é que seja concluída em um prazo de 24 meses.

mockup