Começa nesta quarta (26) e vai até a próxima sexta (28), no Centro de Eventos de Jacarezinho, a terceira edição da maior feira de empreendedorismo, inovação e tecnologia do Norte Pioneiro do Paraná, a Geniuscon.2018. A programação dinâmica e interativa promete agradar todos os perfis de visitantes, que vão de estudantes até professores, lideranças e empresários da região. A expectativa do Sistema Regional de Inovação (SRI), organizador do evento, é atrair cerca de cinco mil pessoas e superar o público do ano passado.

A programação dinâmica e interativa promete agradar todos os perfis de visitantes, que vão de estudantes até professores, lideranças e empresários da região
A programação dinâmica e interativa promete agradar todos os perfis de visitantes, que vão de estudantes até professores, lideranças e empresários da região | Foto: Divulgação



O empresário e presidente do SRI, Kleyton Smentkoski, diz que o evento cresce a cada edição. Para os jovens, a edição 2018 oferece a oportunidade de acessar conteúdos e experiências que mostrarão que não é necessário ir longe para trabalhar com tecnologia e inovação. "Aqui no Norte Pioneiro não somos espectadores, já estamos inseridos nesse contexto", afirma. O foco principal do evento, segundo ele, é gerar interação entre as instituições de ensino, empresas, estudantes, investidores.

O evento começa nesta quarta (26), às 20 horas, com um caso sobre startups e uma palestra sobre "Educação Transformadora: juntos por um mundo melhor", no auditório Alan Turig. Ao mesmo tempo, o Espaço de Inovação Ada Lovelace vai apresentar duas diferentes plataformas virtuais: o Kahoot, que mostrará aos visitantes como gamificar uma apresentação e engajar o público, e o Google Sala de Aula, um ambiente de aprendizagem simples, fácil e gratuito.

No segundo dia, às 9 horas, será realizada a cerimônia de abertura do evento. A agenda de quinta(27) ainda contará com as palestras sobre "Cultura da Inovação: unindo forças para desenvolver", "Indústria 4.0: Inovação na Indústria de Alimentos", e "Tecnologias Disruptivas: o Drone e suas aplicações". Estão previstas para quinta e sexta-feira (28) as "Batalhas de Pitches", uma competição entre startups, com o objetivo de defender um projeto em poucos minutos para possíveis investidores. No Espaço de Inovação, os participantes vão conhecer, durante a feira, novas ferramentas digitais para aprendizagem e trabalho.

LEIA TAMBÉM
- Ficafé aposta em novas tecnologias
- Corpo de Bombeiro alerta sobre riscos a banhistas

FOCO
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o foco do evento será trabalhar a cultura da inovação no Norte Pioneiro. Além de educação transformadora, a Geniuscon.2018 também vai abordar os principais gargalos e as tendências para o setor de alimentos nos próximos anos, área em que a região quer desenvolver para se tornar referência no País. "Teremos cerca de 30 empresas expositoras, entre elas, algumas indústrias de alimentos", adianta.

As startups participantes do edital da Fundação Araucária e Sebrae/PR vão apresentar seus projetos na feira, segundo Capello. "Queremos criar oportunidades, propor novas formas de negócios, mostrar que o Norte Pioneiro possui muitas startups e que os empresários e investidores podem fazer parcerias para levar inovação aos negócios", comenta.

O GeniusCon 2018 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Aitec Uenp, CEEP Agrícola Mohamad Ali Hamzé, Fanorpi e Unopar. O evento conta com o apoio das associações comerciais e empresariais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho; da Cacenorpi; Fiep/Sesi/Senai/Senac; CRC-PR; AEANP; Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho; Tecpar; CRA-PR; Crea-PR; Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs.