A programação da 11ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), que será realizada de 3 a 5 de outubro, no Centro de Eventos de Jacarezinho, terá como foco a tecnologia e qualidade da produção do café cereja descascado, mas também trará aos visitantes informações sobre avicultura e fruticultura. A intenção é incentivar os produtores da região para a diversificação de culturas como estratégia para ampliação de negócios e renda.

Evento vai abordar a qualidade como diferencial na produção de cafés especiais
Evento vai abordar a qualidade como diferencial na produção de cafés especiais | Foto: Divulgação



A abertura será na quarta-feira (3), às 10 horas. No primeiro dia da Ficafé, os visitantes poderão conferir um painel sobre "O universo feminino dos cafés especiais", além de uma palestra sobre "Nutrição para produção de cafés especiais", ministrada pelo engenheiro agrônomo João Miguel F. Ruas. Também será realizado o Seminário Regional de Fruticultura, com informações sobre comercialização, mercado e qualidade, além de painel sobre "Agroindústria da fruticultura", e palestras sobre a sanidade dos matrizeiros e licenciamento ambiental.

Na quinta-feira (4), haverá conteúdo sobre manejo de nematoides no café, sucessão familiar, comunicação digital no sistema agroindustrial de cafés especiais e qualidade como diferencial na produção de cafés especiais. Também ocorre no segundo dia uma oficina de fruticultura que vai falar sobre o cultivo do abacaxi. Para o auditório da Avicultura estão previstas palestras sobre ambiência e manejo de verão, licenciamento ambiental e mercado e expectativas de ampliação.

LEIA TAMBÉM
- GeniusCon.2018 quer promover a cultura de inovação
- Semana Literária em Cornélio

No terceiro e último dia da Ficafé o destaque será a premiação dos ganhadores da 6ª edição do Concurso Sabores do Norte Pioneiro. Nos três dias de feira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) vai oferecer o curso de torra de cafés especiais, ministrado pelo especialista Marcos Antonio dos Reis Teixeira, e oficina de manutenção de derriçadeiras - equipamento usado na colheita de café -, com Emerson Massoqueto Batista. A expectativa é que a Ficafé 2018 receba 3,5 mil visitantes.

A Ficafé 2018 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro), Cocenpp (Cooperativa de Produtores de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro do Paraná), Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio da Prefeitura de Jacarezinho e demais entidades.