Faltam políticas de apoio para o Norte Pioneiro
Cornélio Procópio - A região que já foi uma das mais desenvolvidas do Estado, até a década de 1970, nos tempos áureos do café, hoje sofre com a diminuição de suas cidades. O Norte Pioneiro atualmente é uma das mesorregiões com menor peso da indústria na absorção da força de trabalho. A agricultura ainda ocupa quase 1/3 das vagas.
Em Cornélio Procópio o quadro é um pouco mais positivo: a indústria responde por 31% do PIB da cidade, com 13,6% das vagas de trabalho, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atrás apenas do comércio, que supre 41% das ocupações e o setor de serviços 22%.
Para o coordenador regional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), José Altizane, o Norte Pioneiro tem bons atrativos, como a localização geográfica e um polo educacional forte, com universidades da área de tecnologia, como a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). "No entanto, nosso entrave maior é a falta de infraestrutura. É necessário que as cidades ofereçam locais com toda a rede necessária para implantação das empresas, o que não acontece em muitos municípios. Há ainda muitas regiões com deficiência de energia, dificuldade de desapropriação de terras, devido aos altos valores, pedágios caros, problemas de habitação e transporte", aponta.
O assessor da presidência da Fiep, Clóvis Coelho, acredita que a solução para atrair mais empresas seria uma política de Estado mais forte, voltada para o desenvolvimento da região Norte Pioneiro. "Um dos pontos que mais pesam na hora de uma empresa escolher o local de atuação são as fontes de energia", avalia. Para Coelho, o Estado deveria ajudar os pequenos municípios a se tornarem mais atrativos para a indústria, concedendo descontos na eletricidade ou abate em impostos". "O que vemos hoje é uma concentração na região de Curitiba, e outros polos já desenvolvidos. Se o governo ajudasse a melhorar a infraestrutura, trazendo fontes de energia alternativa, como biomassa e gás natural, dando condições para as cidades construírem um bom parque industrial, seria possível tornar a região muito mais competitiva". (R.P.)





