Jacarezinho - A assembléia geral, formada por representantes dos oito campi da Universidade do Estado do Paraná (Unespar), aprovou o estatuto da instituição. A Unespar foi criada através da lei nº 13.283 de outubro de 2001 pelo governo do Estado que também determinou a instalação da reitoria em Jacarezinho e a incorporação de onze instituições de ensino superior (IES) estaduais à universidade.
O documento será encaminhado para aprovação do executivo estadual, ainda, esta semana. A assembléia reuniu, durante o último final de semana, 104 delegados das 11 IES no auditório da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro. Após o encaminhamento por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior o estatuto será avaliado e instituído mediante decreto estadual.
A reitora Sâmia Saad Galloti Bonavides disse que a aprovação do estatuto pela comunidade inicia o processo de consolidação da universidade. Ela explica que o estatuto aprovado foi a 17º versão do documento. Segundo ela o estatuto foi discutido com a comunidade universitária a partir de um modelo. Após várias etapas de debate com a comunidade foi aprovado por meio da avaliação individual dos artigos durante a assembléia.
A próxima etapa do processo de implantação da Unespar será a elaboração do regimento geral da instituição. Sâmia Saad afirma que a expectativa é que a publicação do decreto seja realizada no prazo de 15 dias e que a elaboração do regimento demore, pelo menos, seis meses. Ela disse que a principal alteração do estatuto durante a assembléia foi a ampliação do número de membros do Conselho Universitário (Consuni) de 43 membros para 81.
A reitora também comentou as críticas de que no atual formato a reitoria centralizaria as decisões da Unespar. Ela explica que no modelo aprovado as IES terão autonomia de gestão e realizarão o gerenciamento do campi de acordo com a proposta de orçamento encaminhada pela própria IES e aprovada pelo Consuni. ''A autonomia será da Unespar, mas as IES terão autonomia de gestão para executar seus programas'', disse.
Sobre o orçamento para o próximo ano a reitora informou que ainda não foi definido, mas que está sendo discutido junto ao governo do Estado. Ela adiantou que a expectativa é que os recursos sejam superiores ao do ano anterior. O orçamento previsto da Unespar para 2002 foi de aproximadamente R$ 22,5 milhões e reúne os orçamentos individuais de 11 instituições.
A reitora também afirmou que a Unespar estará presente em todos as regiões do Paraná. Esta situação vai permitir o desenvolvimento dos campi e na sequência de toda a região correspondente. ''A Unespar tem uma proposta diferenciada porque está em todos os lugares do Paraná'', enfatizou. Ela também comentou que a Unespar será um importante programa social, cultural e científico para as regiões dos campi.
O diretor da Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija), Rinaldo Bernardelli, disse durante a assembléia que a votação e aprovação do estatuto deveriam ser comemoradas por todas as IES. Segundo ele o documento inicia o processo concreto de formação da Unespar. Ele também acredita que as divergências em relação ao conteúdo do estatuto serão superadas porque o próprio estatuto poderá ser modificado caso seja necessário.

mockup