Curitiba - Estudantes interessados em ingressar no Colégio Militar de Cornélio Procópio e Maringá já podem se inscrever para a prova de seleção. Na segunda-feira (5), a governadora Cida Borghetti formalizou em Curitiba, o lançamento dos editais para as duas novas unidades dos colégios militares. Ao todo são 270 novos alunos, sendo 120 vagas ofertadas em Cornélio já para o ano letivo de 2019. As inscrições tiveram início na terça-feira (6) e seguem até o dia 23 de novembro. As provas, segundo o edital, ocorrem no dia 16 de dezembro, no período da manhã (7h15) para os candidatos do ensino médio, e no período da tarde (13h15) para o ensino fundamental.

Durante a solenidade em Curitiba, o prefeito Amin Hannouche revelou sua satisfação  pela nova unidade do colégio em Cornélio
Durante a solenidade em Curitiba, o prefeito Amin Hannouche revelou sua satisfação pela nova unidade do colégio em Cornélio | Foto: Comunicação Prefeitura de Cornélio/Divulgação



O edital e o formulário de matrícula podem ser acessados no site: www.cpmcornelioprocopio.processoclassificatorio.com.br. Em Cornélio Procópio, a nova unidade será no atual Colégio Estadual Alberto Carazzai. São ofertadas 60 novas vagas para o 6º ano do ensino fundamental e mais 60 para o 1º ano do ensino médio. Metade das vagas são destinadas para filhos de policiais militares.

Segundo a comandante da Policia Militar do Paraná, coronel Audilene Rocha, as escolas passarão por reformas estruturais, como pinturas e adequação. Além disso, o uniforme passa a ser obrigatório, e os alunos precisam obedecer regras e normas típicas de formação militar. "A gente procura incentivar a prática esportiva que é feita no contraturno, a questão do civismo, de respeito aos mais velhos, além da disciplina para que os alunos possam enfrentar os desafios do futuro", afirmou a comandante.

A governadora Cida Borghetti disse que os colégios da Polícia Militar de Curitiba e Londrina são exemplos em qualidade de ensino e, por esse motivo, está havendo a interiorização desse modelo. "Essa interiorização possibilitará que nossos alunos tenham uma formação de qualidade, pautada em valores como disciplina e respeito, preparando as crianças para o futuro. Deixaremos um legado importante na área da educação, que é a mais poderosa ferramenta de transformação de uma sociedade."

O prefeito Amin Hannouche, que esteve no evento na capital, revelou sua satisfação em ter conseguido trazer a unidade escolar para o município. "Com muito trabalho e contando com o apoio de parceiros importantes, conseguimos alcançar nosso tão almejado sonho."

Também participaram da solenidade o o secretário estadual de segurança pública, Júlio Reis; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Maria Aparecida Ribeiro; o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli; o diretor- comandante da Academia Policial do Guatupê, coronel Mauro Celso Monteiro; o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o coronel da reserva da Polícia Militar do Paraná Sergio Luiz Malucelli.