Cornélio Procópio - Para quem gosta de uma boa partida de futebol, um chopp gelado e um ambiente todo voltado para a principal paixão nacional - o futebol -, deve conhecer o Bar e Cervejaria Charles Miller. Localizado no centro de Cornélio Procópio, o bar foi escolhido pelos ex-atletas do Esporte Clube Comercial para abrigar a Taça de Campeão Paranaense de 1961, único título conseguido pelo futebol profissional da história procopense.
Além da Taça, os visitantes ainda podem encontrar a bola de ''capotão'', utilizada na final, as chuteiras de alguns de seus jogadores, parte dos uniformes e quadros com fotos da histórica conquista e do time considerado na época, o ''Leão do Norte''. Antes de inaugurar o espaço, os empresários Luiz Alberto Dib Canonico e Dirceu Funari Junior reuniram uma série de adereços esportivos, camisas dos principais times de futebol do país e do mundo. Entre os destaques estão as camisas outografadas doadas pelo rei Pelé e pelo fenômeno Ronaldo. A camisa 10, usada pelo jogador Viola, na final do Campeonato Paulista de 1988, quando o Corinthians venceu o Guarani, também está na galeria.
Inaugurado a menos de um ano, o Charles Miller foi conquistando a simpatia de seus frequentadores e em curto espaço de tempo, muitos ex-atletas passaram a colaborar com o espaço dedicado aos clubes de futebol e seus principais ídolos. ''Foi incrível como apareceu gente de todo lado, oferecendo um ou outro artigo esportivo para ser exposto. Estas doações espontâneas contribuiram para que o bar ficasse mais completo. Todo mundo queria um pedacinho para expor alguma coisa do seu time do coração'', conta Dirceu Funari Junior.
O bar possui ainda flâmulas de clubes da Europa e da América Latina, camisas trazidas de várias partes do mundo e alguns apetrechos de colecionadores. Todo o material foi catalogado com certidões de doação dos envolvidos. O local permite um passeio pela história do futebol no país.
Homenagem
O bar temático homenageia o precursor do futebol no Brasil, o inglês Charles Miller. Na logomarca do bar, a foto estilizada, mostra o responsável pela introdução do esporte em terras brasileiras. O empresário e odontólogo Luiz Alberto Dib Canonico conta que a idéia nasceu depois de uma viagem a Buenos Aires, na Argentina, há pouco mais de um ano. Lá ele conheceu o similar bar ''Locos por el Fútbol'', que mudou de nome e atualmente se chama LxF. ''Achei o lugar bem interessante não só para homens, mas também para as mulheres, gostem ou não de futebol'', conta.
Visitas a outros bares no Europa e nos Estados Unidos, também contribuíram para o projeto tanto de decoração como de atendimento e cardápio. ''O bar proporciona momentos de descontração, entretenimento e lazer numa cidade onde as opções da noite são muito poucas'', explica Dib. Ele confirma que o Charles Miller é o único do gênero em todo o Estado, com tamanho acervo esportivo.
O bar possui oito tevês de 50 polegadas que transmitem, simultaneamente, várias partidas de futebol. O chopp gelado também é destaque. As opções do cardápio são variadas, com promoções semanais, como os dias da costela, da feijoada com Roda de Samba e o melhor Bacalhau da região. Cervejas, vinhos nacionais e importados também fazem a alegria dos esportistas.

mockup