Desenvolvimento econômico

Um veículo 100% ibaitiense passa a percorrer o Brasil. Um veículo produzido no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. A façanha proporcionada pelo empresário Nivaldo Rubens Trama impressiona pela ousadia e, por isso mesmo, contagia. O Matra, assim como, o Norte Pioneiro, tem como peculiaridades a rusticidade e a sobriedade de seus contornos.
A ausência da integração do governo do Estado do Paraná junto à comunidade para a realização de ações de desenvolvimento também é similar à postura do governo em relação à empresa que não obteve o mesmo apoio conquistado pelas multinacionais automotivas instaladas na Região Metropolitana de Curitiba.
A inauguração da montadora Veículos Matra estimula a imaginação e proporciona à comunidade do Norte Pioneiro momentos de euforia. Porém, o entusiasmo ainda é estancado pela ausência de políticas públicas coerentes no setor social.
A reportagem da Folha visitou algumas Vilas Rurais no Norte Pioneiro e constatou que o projeto, apesar de beneficiar alguns trabalhadores, não obtém o resultado alardeado pelo governo e convive com uma série de problemas no setor de infra-estrutura e qualidade de solo.
A alegria proporcionada pelas marcas do progresso impressas pela instalação da Matra também são dissipadas devido a constatação de que a maior parte dos prefeitos do Norte Pioneiro não acredita na eficiência dos Serviços de Proteção ao Consumidor (Procons) e não estão dispostos a investir recursos na manutenção do órgão em suas cidades.
O progresso econômico fundamental ao desenvolvimento urbano deve ser compatível e equivalente ao progresso social imprescindível ao desenvolvimento humano. No primeiro, o empenho da comunidade do Norte Pioneiro obteve resultados impressionantes. Cabe às lideranças redobrarem esforços para equiparar os resultados e permitir que o desenvolvimento econômico alcance toda a comunidade por meio de avanços sociais.