Do outro lado da divisa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de junho de 2012
Marcos André de Brito<BR>Especial para a Folha 
O Rio Paranapanema é praticamente a única barreira que separa paranaenses de paulistas. Em toda divisa com o Norte Novo e Pioneiro do Paraná, Ourinhos (SP) é a cidade do Oeste paulista que mais recebe paranaenses. Localizada a poucos quilômetros da divisa, Ourinhos pode ser considerada uma cidade irmã dos municípios norte pioneirenses. Sua infraestrutura de prestação de serviços, opções de lazer e comércio forte são os maiores atrativos.
Com 93 anos e mais de 100 mil habitantes, Ourinhos possui uma excelente localização geográfica e é considerada a porta de entrada para o Sul do Brasil e para os países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Paranaenses de vários municípios do Norte Pioneiro aproveitam a grande infraestrutura de prestação de serviços, as várias faculdades, o comércio forte e atrativo para desfrutar e investir na cidade.
A empresária Edna Bordignon, executiva da Construcasa, empresa que nasceu em Quatiguá e possui lojas em outras cidades da região, decidiu apostar em Ourinhos. Inaugurou em outubro do ano passado, a primeira filial da Bordignon no Estado de São Paulo. Logística e mercado foram os principais motivos que levaram a empresa a investir no forte comércio de Ourinhos, que abrange mais de 200 mil consumidores potenciais em toda aquela região.
De acordo com a empresária, a unidade paulista está correspondendo plenamente às expectativas da matriz paranaense. Ourinhos é sede de uma microrregião do oeste paulista muito importante e com potenciais compradores. O trabalho de aproximação com a população tem sido intenso e a integração com vários segmentos está tornando nossa loja em uma referencia especial para consumidores de vários municípios vizinhos. Nós estamos muito satisfeitos com este empreendimento, que é o primeiro de outros que pretendemos implantar nesta região paulista, observou Edna Bordignon.
A concentração de faculdades e universidades também é outro atrativo de Ourinhos. A advogada Rosana Maria Nunes Contini, de Santo Antonio da Platina, fez o curso na cidade paulista em função da disponibilidade no período matutino. A advogada explicou que centenas de estudantes de cidades do Norte Pioneiro aproveitam a proximidade, as possibilidades e a flexibilidade de horários existentes em faculdades instaladas em Ourinhos para investirem na carreira profissional.Ourinhos é uma cidade jovem com características muito parecidas com as nossas. As universidades são muito boas e com alto nível de ensino. Somado a isto, as opções culturais e de lazer também são atrativos. Nem parece que existe um rio na divisa do estado. Os paulistas são grandes amigos, diz Rosana.
O auxiliar administrativo José Edgar de Souza, de Jacarezinho, também não dispensa o agito e as opções de lazer de Ourinhos. Ele reclama que o pedágio é muito caro, mas sempre que pode desfruta do lazer que poucas cidades da região possuem. Hoje Ourinhos recebe empreendimentos que só os grandes centros abrigam, como é o caso das redes Mac Donalds, Subway, Hotéis Íbis e Pão de Açúcar. Além dos preços nos mercados serem bastante atrativos, o combustível em Ourinhos também é muito barato. Esta semana se podia abastecer o carro com a gasolina a R$ 2,39 e o álcool a R$ 1,38 na maioria dos postos da cidade, comparou.
Para ele, Ourinhos oferece uma boa vida noturna, com bares e restaurantes que nada devem a outras grandes cidades. Antes, tínhamos que andar mais de 150 quilômetros até Londrina, Ponta Grossa ou Maringá. Ourinhos está mais próximo de tudo isto, afirmou José Edgar.
Ourinhos também é conhecida como a cidade com os maiores entroncamentos rodoferroviários do País, possibilitando o escoamento da produção agrícola para os principais portos brasileiros como o de Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Itajaí (SC). Para o prefeito Toshio Misato (PSDB), nos últimos anos, Ourinhos ganhou envergadura e apresenta um desenvolvimento urbano coeso, concatenado, cuidadoso e sustentável.
Fapi
A Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos (Fapi) é um dos eventos mais tradicionais do Oeste paulista que atrai paranaenses. Este ano, de acordo com o Sindicato Rural de Ourinhos, a Fapi recebeu mais de um milhão de visitantes durante os 10 dias de sua realização, sendo boa parte deles do Paraná. Além de mostrar todo o potencial agrícola e pecuário, a exposição é uma excelente oportunidade de negócios em vários setores da economia regional.



