A ponte do Rio Ubá, na BR-153 em Santo Antônio da Platina, apresentou problemas estruturais que podem comprometer o tráfego por causa do excesso de velocidade e de peso dos veículos que transitam na região. O alerta foi dado pelo engenheiro-chefe da Regional do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), Robson Saito. Uma equipe de peritos do DNER vistoriou a obra há 20 dias, mas o laudo definitivo com o grau de comprometimento da ponte deve ser entregue nos próximos dias.
De acordo com a assessoria do DNER, em Curitiba, os recursos para as obras serão liberados ainda este ano. Os valores e o prazo não foram definidos porque os peritos não concluíram o laudo. A partir das informações sobre a extensão das falhas identificadas na obra, o DNER deve iniciar um projeto de reforço da ponte, que foi interditada duas vezes, nas décadas de 80 e 90, para reforço estrutural.
Saito alerta que o desgaste da ponte é provocado pela velocidade excessiva dos veículos. O DNER informou que a obra de reforço é suficiente para resolver o problema.
A ponte sobre o Rio Ubá foi construída na década de 50 e foi uma das primeiras obras a utilizar as estruturas de concreto armado e protendido no Estado. Conforme o DNER, cerca de 5,5 mil veículos passam diariamente pela ponte e cerca de 40% são veículos de carga.
O engenheiro diz que a manutenção desta obra requer cuidados porque não existem dados técnicos precisos sobre a estrutura da ponte. ‘‘Não temos os números e, nem ao menos, a planta da estrutura física da obra’’, lamenta. Ele acredita que todas as medidas para evitar a ocorrência de acidentes foram tomadas, mas alerta sobre a necessidade de medidas urgentes para não ampliar o grau de comprometimento da ponte.