Santo Antônio da Platina - Portadores de deficiência ainda sofrem com a falta de acessibilidade nas calçadas de Santo Antônio da Platina. O problema parece estar longe de ser resolvido, pelo menos por enquanto. Basta dar uma volta pelo centro da cidade para enumerar as diversas irregularidades que impedem o direito de ir e vir das pessoas, que passam despercebidas pela maioria da população, mas principalmente pelos gestores públicos.
Só quem depende de uma calçada em boas condições, com rampa de acesso, piso nivelado e sem obstáculos pelo caminho sabe o quanto é importante o bom senso dos moradores e comerciantes, e o comprometimento da administração pública para garantir o mínimo de acessibilidade aos portadores de deficiência, conforme determina a constituição federal.
No centro da cidade, é comum encontrar diversos toldos que mais parecem cabides para expor roupas e produtos do que para proteger clientes e mercadorias dos raios solares e da chuva. Como se não bastasse, os comerciantes ainda posicionam placas publicitárias no meio das calçadas para divulgar suas promoções, o que compromete ainda mais o trânsito dos deficientes.
Dias atrás, uma dessas placas publicitárias fez mais uma vítima na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. O aposentado Joaquim Teixeira Camargo, de 72 anos, que é portador de deficiência visual atravessou a via e, quando caminhava pela calçada, esbarrou em um objeto posicionado em frente a uma loja. "Não vi a placa e acabei ferido após cair sobre algumas motos que estavam estacionadas ao lado do objeto. Fui socorrido pelo Corpo de Bombeiros e precisei ser encaminhado ao hospital. Quem tem esse tipo de comportamento não pensa nas pessoas com deficiência. Os responsáveis deveriam ser multados pela prefeitura, pois só assim começarão a nos respeitar", desabafa o aposentado.

PROBLEMA RECONHECIDO
O secretário municipal de Planejamento, Orlando Pimentel, informou que o Executivo reconhece o problema e que diversas medidas já estão sendo adotadas para tratar o assunto. Além de obras já em andamento com recursos federais, como a construção e reformas de calçadas, outras ações com a participação da sociedade terão início em breve para garantir acessibilidade aos portadores de deficiência, bem como haverá intensificação das fiscalizações.

mockup