Ribeirão do Pinhal - Mais uma vez a Folia de Reis reuniu milhares de pessoas na frente da Capela de Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Jacutinga, em Ribeirão do Pinhal, na última sexta-feira. A tradicional festa em homenagem aos Santos Reis Magos foi trazida pelo agricultor Ambrósio Dutra da Silva e sua esposa, Maria Cândida, em 1939 e se mantém há cinco gerações, hoje representados por 1.200 integrantes da família, espalhando-se por vários municípios do Norte Pioneiro.
Segundo o agricultor Oliveira Dutra, de 79 anos e integrante da 3 geração da família, o avô Ambrósio conseguia conciliar a atividade agrícola com a Festa de Reis todos os anos. Ele reunia familiares e amigos e saía para cidades da região a partir do dia 26 de dezembro levando o grupo de foliões. A peregrinação representa a viagem dos três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, seguindo a Estrela Guia até a manjedoura, nas cercanias de Belém, onde o Menino Jesus estava com sua mãe, a Virgem Maria e José.
Como naquela época, a Folia de Reis costumam passar a bandeira pela casa para pedir bênçãos aos Santos Reis. Para retribuir a visita, as famílias fazem doações para realização da festa, comemorada no dia 6 de janeiro. Com as doações e o trabalho voluntário da família e colaboradores, Ambrósio e seus descendentes garantiu que a Festa de Reis do Jacutinga crescesse e se tornasse a maior do gênero em todo o Norte Pioneiro. A celebração atrai pessoas de toda região e também é um motivo para reunir a família. ''Os parentes sempre se organizam e deixam as férias para participar da nossa festa. Este ano, vieram familiares do Ceará, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e várias cidades do Paraná'', diz Oliveira Dutra.
Tradição
A Folia de Reis é festa religiosa de origem portuguesa que chegou ao Brasil no século 18, onde foi desenvolvida com características próprias e transformou-se em manifestação folclórica. Cantorias, fitilhos, vestimentas multicoloridas, coreografias e o som da percussão caracterizam a festa popular. Cada grupo é formado por dois embaixadores, um ajudante, um contra mestre e um contrato. Há também o contratala, o fala e o falinha. Dois ''bastião'' (palhaços), porta-estandarte e músicos com pandeiro, violas, violões, violino, bumbas e os cantores.

mockup