"Jacarezinho será o meu segundo comando, porém, com características diferenciadas de trabalho" diz a tenente Ivna Caroline Dias
"Jacarezinho será o meu segundo comando, porém, com características diferenciadas de trabalho" diz a tenente Ivna Caroline Dias | Foto: Marcos Júnior / Divulgação



A partir desta sexta-feira (8) o Corpo de Bombeiros de Jacarezinho terá uma mulher frente ao comando da unidade. A tenente Ivna Caroline Dias, 29, assume o posto no lugar do capitão Angelino José de Siqueira, que deixa o município para assumir o Subgrupamento de Cornélio Procópio, do qual Jacarezinho faz parte como Seção de Bombeiros. "Em Jacarezinho será o meu segundo comando, porém, com características diferenciadas de trabalho, e que me trará novos desafios", diz ela.

Sua primeira experiência de comando ocorreu em 2010, logo após se formar no curso de Oficiais Bombeiros Militares pela Academia Policial Militar do Guatupê, quando foi transferida para a sede do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, onde permaneceu por quase oito anos. Durante dois anos ela foi responsável por uma SBG (subunidade dentro dos grupamentos) no Oeste do Paraná, com uma equipe de 120 bombeiros. Tenente Ivna Caroline é pós-graduada em direito militar contemporâneo e especialista em emergência com produtos perigosos.

A área de atuação do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho também abrange os municípios de Cambará e Ribeirão Claro, sendo que em Cambará também existe um Posto de Bombeiros Comunitário. "Estudando a região percebi que dispomos de um grande número de usinas e indústrias, além de muitas rodovias. Sendo assim, a área de prevenção contra incêndio e pânico e os atendimentos a acidentes nessas vias são as mais desafiadoras para mim", salienta a oficial.

MULHERES NO COMANDO
Vale lembrar que após 163 anos, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) também tem pela primeira vez uma mulher como comandante-geral, a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, nomeada pela governadora Cida Borghetti, logo que assumiu o Estado. "Vejo esta conquista profissional como uma quebra de tabus. Se avaliarmos o currículo da nossa comandante veremos o quanto ela estudou, se capacitou e se dedicou à segurança pública, o que justifica o seu posto. Os desafios são imensos, e tanto para homens e mulheres exige muito trabalho e dedicação", disse tenenete Ivna Caroline. "Creio que as mulheres estão buscando cada vez mais qualificações no mercado de trabalho, o que nos permite almejar lugares antes tidos como ‘exclusivos’ dos homens, contudo, a capacidade de liderança nos torna tão competentes quanto eles", concluiu.

SGBI
A nova comandante do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho também comentou sobre a importância do maior Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) do Paraná que será construído em Santo Antônio da Platina pelo governo estadual. "O Corpo de Bombeiros do Norte Pioneiro possuiu uma abrangência enorme em número de cidades, por isso a necessidade de uma maior autonomia e articulação. Precisamos reestruturar e aumentar o número de quartéis para garantirmos sempre o melhor atendimento aos cidadãos desta vital região do Estado", avaliou a tenente Ivna Caroline Dias.

Anunciado pelo governo estadual em 2015, o SubGrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) do Norte Pioneiro terá 2.526,41 m² de edificação em uma área com mais de 5 mil m² para um efetivo com mais de 150 militares que irá atender 21 cidades da região. O projeto foi concluído no ano passado, porém, ainda não há data prevista para a licitação da obra.